Uribe se reunirá com Lula na quinta-feira em Brasília


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá seu colega colombiano, Álvaro Uribe, para uma reunião bilateral nesta quinta-feira em Brasília, informou à ANSA um porta-voz do Palácio do Planalto.

De acordo com a fonte, as chancelarias dos dois países entraram em contato hoje e agendaram a reunião. É muito provável que os mandatários discutam o acordo militar por meio do qual a Colômbia poderá ceder três bases em seu território a operações dos Estados Unidos.

Na semana passada, ao receber em São Paulo a presidente chilena, Michelle Bachelet, Lula chegou a dizer que "não lhe agrada" o aumento da presença norte-americana na região, mas pregou respeito à soberania colombiana.

Ele e Bachelet indicaram que levariam o tema ao Conselho Sul-Americano de Defesa, que deverá se reunir no dia 10 em Quito, mesmo dia em que haverá uma cúpula de chefes de Estado da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) também na capital equatoriana.

Bogotá, porém, já informou que Uribe não viajará a Quito para o encontro. Segundo o porta-voz do governo brasileiro, o presidente colombiano discutirá com Lula justamente alguns temas que farão parte da agenda da cúpula da Unasul.

O possível acordo entre Colômbia e Estados Unidos já foi duramente criticado pelos governos do Equador e da Venezuela.