O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Jader Onofre, em companhia do deputado Inácio Arruda (PCdoB/CE), esteve em Brasília, essa semana, percorrendo vários órgãos federais e instituições, para pedir apoio para a realização da 57ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece em Fortaleza, de 17 a 22 de julho deste ano.
O professor Onofre acredita que receberá o apoio necessário para equipar adequadamente a universidade estadual para sediar o evento. “Temos sido bem acolhidos e recebemos promessas de ajuda dos ministérios da Integração Nacional, das Comunicações e da Educação e das agências reguladoras”. Onofre também destacou a importante colaboração do deputado Inácio Arruda, principalmente em relação aos contatos em Brasília.
Na noite de quarta-feira (), eles foram recebidos pelo presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), Elifas Gurgel, cearense, que tinha sido efetivado no cargo de presidente da Agência naquela data. Ele se comprometeu a ajudar a Uece e manifestou interesse na oferta do reitor de participar do evento com espaço para apresentar equipamentos e resultados de pesquisa na área de telecomunicações. “É importante que a gente possa compartilhar com a comunidade científica ações que são realizadas pela Agência, como o sistema de videometria”, citou como exemplo.
O reitor da Uece lembrou que a resposta da Anatel foi a mesma que recebeu nas outras três agências que visitou em companhia do deputado Inácio Arruda – Agência Nacional de Petróleo (ANP), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). “Esses apoios vão se concretizar em forma de ajuda financeira e serviços”, explicou professor Onofre.
Ele esclareceu ainda que a SBPC nacional fica responsável pela vinda dos pesquisadores, cientistas e conferencistas e ajuda também no evento, mas é de responsabilidade da comissão local em Fortaleza a adequação da estrutura para comportar o evento. “E é a partir desses apoios que nós vamos montam essa estrutura”, diz o reitor.
A Uece é a primeira universidade estadual a sediar a SBPC, fora do eixo Rio/São Paulo. Os preparativos para o evento foram iniciados há nove meses, com levantamento das necessidades de melhoramento de infra-estrutura do Campus do Itaperi para receber adequadamente os 22 mil visitantes aguardados para o evento.