Trabalhadores do Semiárido


Uma portaria publicada nesta quinta-feira (), no Diário Oficial da União, criou oficialmente um grupo de trabalho, vinculado ao Ministério da Integração Nacional, para acompanhar as ações voltadas para o desenvolvimento integrado do semiárido brasileiro.

O grupo vai avaliar as iniciativas do Ministério da Integração Nacional para o Semiárido e terá como função articular essas medidas com as demandas apresentadas pelo Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.

Segundo a portaria, o grupo vai acompanhar e supervisionar os planos, programas e projetos de desenvolvimento regional que beneficiam o Semiárido.

O Grupo de Trabalho será coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), que é responsável pela condução do Programa do Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Semiárido (Conviver).

Além de representantes do ministério, vão compor o grupo agentes da  Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Os trabalhadores e trabalhadoras rurais serão representados pelo Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).