Talentos do Brasil Rural prorroga chamada pública para 31 de agosto


A data final de apresentação de propostas para chamada pública de empreendimentos da agricultura familiar e Povos e Comunidades Tradicionais participarem do Eixo Produtos do Projeto Talentos do Brasil Rural foi prorrogada para 31 de agosto. Também foi alterado o cronograma previsto para divulgação do resultado da chamada, com os 19 empreendimentos selecionados, que acontecerá no dia 5 de setembro. O encaminhamento de recurso administrativo poderá ser feito até 13 de setembro e o prazo para análise do recurso será até 29 de setembro.
 
 
O Projeto Talentos do Brasil Rural tem como objetivo geral inserir produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico, agregando valor à oferta turística brasileira. O eixo Produtos será trabalhado nos segmentos de cosméticos, decorativos e utilitários (artesanato), além de alimentos e bebidas em hospedagens, restaurantes, bares, lojas de artesanato e suvenires.
 
 
Na parte de serviços, o objetivo é preparar a propriedade familiar para recebimento de turistas, para que tenham as condições necessárias de desenvolvimento da atividade turística.
 
 
Com a identificação de seu local de origem, o produto da agricultura familiar apoia a divulgação do destino turístico. A visita a propriedades rurais permite ao turista conhecer a produção associada ao turismo desenvolvida em determinada região.
 
 
O foco do projeto são os mercados de 12 capitais brasileiras: Belo Horizonte (BH), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
 
 

As entidades organizadoras do Talentos do Brasil Rural poderão realizar as seguintes atividades para empreendimentos selecionados e classificados na chamada pública: diagnóstico; elaboração de plano de ação para superar os principais problemas identificados; assistência técnica para aperfeiçoamento dos produtos da agricultura familiar; apoio à comercialização de produtos, inclusive com participação em feiras, e eventos comerciais selecionados.