Nesta sexta-feira, dia 27 de abril de 2007, no horário de 08 às 13 horas, no auditório do Colégio Sant’ana em Sobral, acontecerá o seminário “a Política Nacional do Esporte e a Gestão Municipal”. A iniciativa é da Secretaria de Esporte e Juventude de Sobral, que agora tem a sua frente Gilvan Paiva.
Esse evento terá como palestrante Cássia Damiani, assessora especial do Ministro do Esporte, Orlando Silva e deverá reunir representantes da gestão pública dos municípios circunvizinhos, atletas locais, representantes das ligas esportivas, profissionais desta secretaria, secretários municipais, diretores das escolas públicas municipais e demais parceiros dos programas Segundo Tempo, Agita Sobral e NAES. O referido evento compreenderá ainda um relato da experiência do Programa Segundo Tempo em Sobral, implantado nesse município desde março de 2004 e que hoje é uma das principais ações da Prefeitura junto a juventude.
O presente seminário vem atender a uma necessidade da conjuntura atual, em que o município de Sobral e o país como um todo encontram-se diante de um marco histórico para o esporte brasileiro: pela primeira vez, na história do Brasil, o esporte é trabalhado como política pública e como estratégia de inclusão social; é também muito relevante porque, pela segunda vez, o Brasil sediará os Jogos Panamericanos em um contexto social bastante diferente do anterior. No contexto atual o esporte adquiriu maior legitimidade e transformou-se num importante parceiro da educação, desenvolvendo-se em todas as suas dimensões (lazer e participação, educacional e de rendimento).
Essa nova visão vem, dentre outros fatores, das políticas públicas desenvolvidas na área do esporte, entre os quais o Programa Segundo Tempo, indicado pela UNESCO como o maior programa social do mundo em atuação.
Em Sobral, políticas públicas diretamente relacionadas ao esporte são trabalhadas há seis anos. E, diante disso, o município conseguiu êxito nessas experiências, de acordo com os depoimentos dos participantes e as avaliações feitas ao longo do processo.
A iniciativa já ocorre na gestão do novo secretário do Esporte e Juventude, Gilvan Paiva, que dá continuidade aos êxitos do percurso até aqui já alcançados, pela administração do prefeito Leônidas Cristino e do ex-secretário Aloísio Arruda.