Senado lança campanha de divulgação do Teste da Orelhinha


"Teste da Orelhinha: rápido, não dói e gratuito" é o mote da campanha institucional que será lançada, nacionalmente, pelo Senado Federal, durante coletiva de imprensa marcada para hoje,  06 de outubro, às 10hrs, na Sala de Audiências da Presidência da Casa.
 
A lei 12.303/2010, projeto de autoria do senador Inácio Arruda, obriga hospitais e maternidades a realizarem, gratuitamente, o exame denominado "Emissões Otoacústicas Evocadas", conhecido popularmente como o "Teste da Orelhinha" .
 
 
O objetivo da campanha é divulgar junto à população os benefícios sociais e de saúde em torno da realização do exame.
 
 
Durante a Coletiva de Imprensa serão apresentados dados específicos e atualizados sobre a surdez no País e o impacto financeiro, a curto e longo prazos, nos cofres públicos.  De acordo com a Fundação Hear the World, atualmente apenas 5% dos recém-nascidos se beneficiam do procedimento que detecta problemas auditivos, denominado Triagem Auditiva Neonatal Universal.  “Com a realização dos exames e prevenção, os gastos públicos com educação especial e implantação de próteses são reduzidos e a adaptação social e cognitiva das pessoas com deficiência torna-se efetiva”, defende a presidente do Conselho Federal de Fonoaudiologia, Bianca Queiroga.   
 
 
A Campanha possui como parceiros do Senado a Sociedade Brasileira de Pediatria, o Conselho Federal de Fonoaudiologia, o Grupo de Triagem Auditiva Neonatal – GATANU e a Academia Brasileira de Audiologia – ABA.   
 
 
 
Saiba mais: Um teste que ajuda as crianças