Senado abre 5ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência


Com a presença do cartunista Maurício de Sousa, foi aberta nesta terça-feira () a 5ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência promovida pelo Senado, que este ano comemora os 200 anos de nascimento de Louis Braille, inventor do alfabeto usado por deficientes visuais.

O Senado publica e doa a instituições de ensino diversos documentos em braille, entre eles a Constituição federal, leis e códigos. Em 2009, a Casa começou a imprimir em braille também as constituições estaduais.

O cartunista Maurício de Sousa, que apresenta no Salão Branco do Senado a exposição "Maurício 50 anos" em comemoração a meio século de carreira, autografou revistinhas da Turma da Mônica produzidas especialmente para o evento, com tema acessibilidade.

Maurício disse que esse tipo de iniciativa promovida pelo Senado deveria receber da imprensa "o mesmo destaque que outras notícias negativas de Brasília têm". O cartunista acredita que é preciso falar de acessibilidade e que as pessoas devem participar de ações desse tipo, que promovem a inclusão social de pessoas portadoras de deficiência.

O Senador Inácio Arruda registrou o trabalho do Instituto dos Cegos do Estado do Ceará e o Instituto Benjamin Constant, que recebem milhares de cegos do Brasil, para garantir apoio e  qualidade de vida aos deficientes visuais: “Às vezes, as pessoas têm uma deficiência física, seja no braço, no olho ou na perna, às vezes são autistas, mas esse conjunto de pessoas tem uma capacidade extraordinária e pode dar muito ao País se liquidarmos com o preconceito, e acho que essa tem de ser nossa missão nesta Casa”, afirmou.

O Senado promove, ao longo da semana, duas audiências públicas sobre deficiência visual. Veja a programação completa da 5ª Semana da Pessoa com Deficiência, que se encerra no próximo dia 18.