Representantes pedem aprovação da contribuição assistencial para sindicatos


O Senador Inácio Arruda recebeu nesta terça-feira (), em seu gabinete em Brasília uma delegação composta pelos representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, José Augusto da Silva Filho, da Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná, Vicente da Silva e do Sindicato dos Empregados no comércio de Campo Grande (MS), Idelmar da Mota Lima.

O grupo pediu apoio no sentido da aprovação do projeto de lei que tramita no Senado, de autoria do Senador Paulo Paim, que dispõe sobre a Contribuição Assistencial aos sindicatos (PLS 248/2006). A proposta regulamenta o desconto da contribuição assistencial devida pelos trabalhadores às suas entidades sindicais. Esse tipo de contribuição se destina ao financiamento das negociações coletivas e de outras atividades sindicais.

Atualmente, os sindicatos enfrentam muitas dificuldades para obter das empresas o desconto em folha de pagamento das contribuições assistenciais, mesmo quando fixadas em assembléia da categoria.

O Senador Inácio Arruda, que é o relator a matéria na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), informou que está finalizando o parecer favorável ao projeto, fazendo justiça a essa reivindicação das entidades sindicais no sentido de tornar mais eficientes suas atividades.