O Programa Bem Receber Copa, do Ministério do Turismo (MTur), vai qualificar gratuitamente 12 mil profissionais do setor hoteleiro em 2011, em preparação para a Copa do Mundo de 2014. A aula inaugural da Escola Virtual dos Meios de Hospedagem (EVMH), parceria entre o ministério e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), aconteceu nesta terça-feira (), em Brasília.
Serão beneficiadas pela capacitação cinco áreas de atuação: capitão-porteiro, mensageiro, recepcionista, gerência e governança. Além das cidades-sede do mundial, o projeto será levado a nove capitais (João Pessoa, São Luís, Maceió, Vitória, Florianópolis, Goiânia, Campo Grande, Aracaju e Teresina) e outras 12 cidades com importante fluxo turístico. Os cursos começam nas 33 localidades nesta terça.
Em 2010, mais de 4 mil profissionais foram qualificados. A meta da Escola Virtual dos Meios de Hospedagem é atender 19 mil trabalhadores até o fim de 2012.
A solenidade de abertura contou com a presença da diretora de Qualificação, Certificação e Produção Associada ao Turismo do MTur, Regina Cavalcante, e do coordenador da EVMH, Silvone Assis.
Segundo Assis, o curso a distância permitirá que o aluno estude em seu próprio local de trabalho. Os hotéis com funcionários inscritos devem disponibilizar uma sala com computador e internet, além de selecionar um gestor da equipe para acompanhar o andamento dos estudos.
“Todo o curso e o material didático são gratuitos. Ele [o programa] oferece oficinas de trabalho, utilização de ferramentas digitais e impressas, além de mecanismos de avaliação da aprendizagem. Com duração de quatro meses, 200 horas/aula, o programa inclui temas como ética e cidadania, diversidade cultural, Brasil para o Mundo, dentre outros”, explicou o coordenador Silvone Assis.
O Bem Receber Copa conta com investimento R$ 440 milhões do MTur. A meta é capacitar 306 mil profissionais que já estejam empregados na cadeia produtiva do setor. Nessa conta, estão incluídos os profissionais da linha de frente, aqueles que têm contato direto com os turistas, em diversas áreas, como hospedagem, serviços de alimentação fora do lar, agentes de viagem e receptivo, locadoras de veículos e companhias aéreas, entre outras.