Professor João Candido Portinari visita ao Senado


O educador e professor da PUC-RJ João Cândido Portinari esteve nesta quarta-feira () em Brasília para uma visita ao Senado. Acompanhado da esposa, Maria, João Candido, filho do pintor Cândido Portinari visitou o gabinete do Senador Inácio Arruda relatando sua participação na solenidade comemorativa dos 50 anos dos Painéis “Guerra e Paz”, realizado na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.

João Candido presenteou Inácio com um livro que traz a obra completa do pintor e na companhia do Senador visitou também o plenário da Casa durante a sessão. “Sua presença aqui lembra todos nós esse episódio da história, e, sobretudo, faz da memória do seu pai também uma bandeira da arte, da cultura, e da luta do povo brasileiro”, disse o Parlamentar. É de autoria do Senador projeto que dá o nome de Museu Candido Portinari ao Museu Histórico do Senado.

Nascido em dezembro de 1903, em uma fazenda de café em Brodoswki, no Estado de São Paulo, Candido Portinari, filho de imigrantes italianos, de origem humilde, conheceu muito cedo sua extraordinária vocação para as artes plásticas. Mundialmente reconhecido, Candido Portinari tem obras incorporadas ao acervo de grandes museus e sua vocação para a pintura de grandes murais é muito valorizada. Em seus quadros, Portinari conseguiu juntar o melhor da tradição artística com novas experiências, dando preferência à temática social para suas pinturas.

Entre seus trabalhos mais conhecidos estão justamente os célebres murais “Guerra” e “Paz”, um presente do Brasil à sede das Nações Unidas. Medindo 14 metros de altura cada um, os murais representam a luta contra a violência, pela paz e pela justiça social. Eles ocupam, desde 1957, o espaço mais nobre do prédio da ONU: o saguão de entrada da Assembléia-Geral das Nações Unidas.