Presidente Lula destaca ações voltadas para o crescimento


Em sua mensagem enviada ao Congresso Nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou, no rol das ações voltadas para o crescimento econômico, a elevação dos investimentos estatais em setores de infra-estrutura e sociais. A mensagem do presidente Lula foi lida pelo deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), durante solenidade de abertura dos trabalhos da 1ª Sessão Legislativa Ordinária da 53º Legislatura do Congresso Nacional, no Plenário do Senado, contando com as presenças da Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministra Ellen Gracie Northfleet; da chefe da Casa Civil, Ministra Dilma Rousseff, e dos presidentes da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia, e do Senado e do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros, que comandou os trabalhos.


Ainda segundo a mensagem do Presidente da República, a agenda de crescimento inclui ainda o controle constante da inflação, a estabilidade da moeda e a promoção de medidas que resultem em justiça social. O presidente cita ainda a promoção de ações em prol da segurança jurídica e da harmonia federativa como forma de preservar e aumentar as riquezas de todas a regiões do país.


Antes da realização da sessão solene, o presidente do Congresso, Senador Renan Calheiros, foi recebido com uma salva de 21 tiros de canhão promovida pelo 32º Grupo de Artilharia de Campanha – a Bateria Caiena -, passou em revista a tropa e subiu a rampa do Congresso, onde foi recepcionado pelos secretários-gerais e diretores das duas Casas Legislativas e, depois, por líderes partidários, entre eles o senador Inácio Arruda (PCdoB) e o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia.
 
Atendimento eletrônico
Primeira oradora, a ministra Ellen Gracie Northfleet, leu a mensagem do Poder Judiciário. Ela destacou as medidas que estão sendo adotadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para implementar o atendimento eletrônico no meio judiciário, que vai garantir agilidade no atendimento ao público e evitar a sobrecarga de trabalho para a Justiça.
  A presidente do STF demonstrou confiança no novo método de trabalho, como a urna eletrônica. Segundo ela, a população vai se adaptar ao atendimento judiciário disponibilizado pela tecnologia para realizar atividades repetitivas, que assoberbam a Justiça.



Já o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, assegurou que a Casa, assim como os outros poderes, tem o firme propósito de trabalhar para o bem dos brasileiros, pensando no Brasil. Ele elogiou as iniciativas do Poder Executivo, que, em sua avaliação, faz um realinhamento de prioridades em relação ao passado, com a adoção de políticas e objetivos concretos, como reduzir a fome, combater a exclusão social, expandir a estrutura física, gerar empregos e distribuir renda. O deputado citou o Plano de Aceleração de Crescimento (PAC) como uma das iniciativas que contarão com o apoio da Casa.
 
Elogios ao PAC
Renan Calheiros, que fez o último discurso do dia, também parabenizou Chinaglia e após uma extensa lista de cumprimentos, disse que “mais que uma cerimônia protocolar, essa sessão possui o diferencial de ser inaugurada com desafios colocados e debater uma agenda nacional que sinaliza para o desenvolvimento da nação”, elogiando o PAC.



Para Renan, “não há diagnóstico divergente quanto a agenda de desenvolvimento sustentável, que pode ser compatibilizada com as reformas estruturantes que estão em discussão no Congresso Nacional”, disse, enumerando as reformas política, tributária, trabalhista e sindical, que são também “urgentes e inadiáveis”, afirmou. E garantiu que não haverá inércia do Congresso: “Vamos discutir propostas da sociedade e de todos os poderes, que contarão com ricas contribuições das duas casas”, concluiu.