O senador Inácio Arruda participou nesse sábado (.08), em Crateús, do lançamento da pedra fundamental da primeira Unidade de Ensino Descentralizadas (UnED) do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) no interior do Estado. São ao todo seis unidades que serão implantadas em vários municípios cearenses. Ao lado do professor Cláudio Ricardo, diretor geral do Cefet, Inácio, que é formado pela antiga Escola Técnica Federal do Ceará, disse que foi preciso a sensibilidade de um Presidente de República torneiro mecânica para dar início a esse projeto de expansão do ensino tecnológico, tão importantes para os jovens brasileiros.
As obras de construção dessa unidade devem começar em setembro, quando o processo de licitação deve estar concluído. A previsão é de que a partir do segundo semestre do próximo ano essa nova unidade do Cefet seja inaugurada oficialmente. No entanto, atividades como cursos preparatórios para o vestibular, o exame de seleção, cursos de capacitação iniciada e continuada já devem acontecer nos primeiros meses de 2009. Serão investidos R$ 5 milhões para a instalação dessa unidade. Para custeio mensal do novo centro serão investidos em média R$ 1,3 milhão.
Para o diretor geral do Cefet, Cláudio Ricardo, a construção de um centro tecnológico vai trazer impactos positivos à região. " E não é só educacional. A construção e implantação de uma nova unidade vão trazer também impactos econômicos para a cidade, além de alunos de municípios vizinhos", disse, informando ainda que será criado, em parceria com a Caixa Econômica Federal, um programa habitacional para fixar os professores e servidores do Cefet na cidade.
De acordo com Márcio Damasceno, gerente de ensino da unidade em Crateús, o centro a ser instalado terá capacidade para atender cerca de 4.500 alunos. Serão ofertadas, inicialmente, seis graduações (com em média 30 vagas para cada), sendo cinco tecnológicas e uma de licenciatura. Além disso, haverá cursos de formação iniciada e continuada, cursos técnicos de nível médio e de pós-graduação. A definição sobre quais serão as graduações e cursos sairá em breve. "Ainda estamos afunilando os perfis dos cursos que iremos oferecer. Em breve teremos os cursos bem definidos, sempre respeitando os interesses e necessidades da comunidade", diz.
As seis cidades beneficiadas com unidade do Cefet no interior do Estado foram escolhidas pelo Governo Federal a partir de um processo de apresentação de propostas pelos municípios. As cidades pólos escolhidas foram: Acaraú, Limoeiro do Norte, Sobral, Quixadá, Canindé e Crateús.