PCdoB recebe condecoração da Câmara


A Medalha do Mérito Legislativo, entregue ao presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, foi recebida como uma “honra para o Partido”. Ele disse que a condecoração é ao Partido e tem grande importância política porque distingue o PCdoB com reconhecimento, prestígio e respeito.

A entrega da Medalha, na tarde desta quarta-feira (), reuniu um grande número de homenageados, parlamentares e convidados em uma solenidade rápida, em que somente o presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia, discursou.

Ele disse que a condecoração oficial da Câmara dos Deputados, criada em 1983, é um reconhecimento do trabalho, conhecimento, persistência, política, arte – “aquilo que podemos chamar de valores humanos”, definiu. E chamou atenção para os políticos agraciados: “Nós homenageamos políticos também e para esses eu faço um parêntese, porque não há instrumento superior à política  para construir uma sociedade que pretendemos justa”, disse, acrescentando que “nós que lidamos com a política, sabemos o quanto podemos ser falhos, mas persistimos porque acreditamos que defendemos valores que são a essência do mundo democrático.”

Basta à corrupção
O delegado da Polícia Federal, Protógenes Queiroz, outro nome agraciado, também recebeu a homenagem como uma distinção ao trabalho de combate à corrupção no País. Ele se notabilizou nas investigações contra o banqueiro Daniel Dantas, na Operação Satiagraha. Assediado pela imprensa e pelos parlamentares do PSOL, que fizeram a indicação do seu nome, Protógenes disse em entrevista após a solenidade que a homenagem da Câmara é o reconhecimento da Casa do Povo ao trabalho de combate à corrupção: “O povo brasileiro quer um basta à corrupção, ao jogo de interesses escusos”, declarou em meio a um batalhão de jornalistas e a interrupções dos parlamentares que o acompanhavam.

Voltando-se para os repórteres acrescentou que aquele era um momento histórico, quando uma autoridade de polícia recebe uma homenagem.
E concluiu dizendo que “acredito na Justiça do meu país e com esse sentimento agradeço a todos os colegas da Polícia Federal, que contribuem para o trabalho da segurança da sociedade e do Brasil.”

Símbolos e exemplos
Médicos, educadores, ministros, políticos, empresários, instituições, empresas, atletas e artistas fizeram parte da lista dos condecorados, além do Grupo Cultural AfroReggae e o complexo siderúrgico Usiminas. “Todos são símbolos, exemplos, pela persistência, luta, coragem e dedicação que são elementos centrais para os piores e melhores momentos de nossas vidas”, explicou Chinaglia.

Os homenageados foram indicados por parlamentares, por meio da 2a Secretaria, órgão responsável pela guarda da Medalha, e deferidos pelo presidente da Câmara: \’\’A condecoração é uma forma de agradecer a essas personalidades pela dedicação ao trabalho de fortalecimento da democracia e pelas ações em defesa da cidadania\’\’, destacou o 2º secretário, deputado Ciro Nogueira (PP-PI), que conduziu a solenidade com Chinaglia.

Entre os homenageados, destacaram-se Márcio Nogueira Barbosa, embaixador e diretor-geral-adjunto da Unesco; João Paulo Lima e Silva, prefeito de Recife; Daniel de Farias Dias, atleta paraolímpico, medalhista de ouro, prata e bronze nas Olimpíadas Paraolímpicas deste ano; Frei Aloísio Fragoso de Morais, vigário e assistente de Comunidades de Base nas favelas do Coque e Bola de Neve (PE) e co-fundador do Movimento de Mulheres contra o Desemprego, em Recife e Mário César Mantovani, diretor da Fundação SOS Mata Atlântica.