PCdoB deve anunciar apoio a Quintão


Integrantes das direções nacional, estadual e municipal do PCdoB reúnem-se amanhã (), em Belo Horizonte, para definir a posição que o partido seguirá no segundo turno das eleições. A candidata comunista, Jô Moraes, ficou em terceiro lugar no primeiro turno (com 8% dos votos válidos), quando foi superada por Márcio Lacerda (PSB), com 43%, e Leonardo Quintão (PMDB), com 41%. A tendência é que, após o encontro, seja anunciado o apoio a Quintão, em respeito à preferência de Jô.

O diretório nacional do PCdoB, a princípio, recomendaria o apoio a Lacerda pela proximidade da legenda com o PSB no Congresso Nacional. Mas decidiu ampliar a discussão diante da insatisfação que tal orientação poderia gerar na base. Lacerda é o protagonista de uma aliança informal entre PSDB e PT, articulada pelo governador tucano Aécio Neves e pelo prefeito petista Fernando Pimentel.

No último domingo (), ao comentar as possibilidades no segundo turno, Jô Moraes já havia sinalizado que “dificilmente” a direção do partido iria impor o apoio a Lacerda. A comunista também negou que um eventual apoio ao PMDB pudesse soar como uma postura incoerente.

“Quero primeiro compreender porque a ameaça de uma candidatura do PMDB é maior do que a de uma candidatura que é integrada pelo PSDB, que faz oposição ao presidente Lula”, disse.

Enquanto Quintão saiu na frente em relação às adesões – deputados do PDT e o PRTB já oficializaram apoio a ele – Lacerda mudou a coordenação de campanha. Assumiu a função o deputado federal Virgílio Guimarães (PT), que já impôs um tom mais agressivo.

No site do candidato socialista há várias notas com críticas a Quintão e outras tantas no sentido de desmentir o suposto envolvimento de Lacerda no esquema do “mensalão”, no qual parlamentares seriam beneficiados financeiramente para votar projetos do governo federal no primeiro mandato do presidente Lula. À época, Lacerda era secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional.

A semana dos candidatos termina com intenso corpo-a-corpo com os eleitores. Lacerda e Quintão fizeram caminhadas em bairros.