Organizações se reúnem na terceira edição do Fórum Social das Américas


Pautado na consolidação e no empoderamento de milhares de entidades e organizações sociais, começa amanhã (), na Cidade da Guatemala, o III Fórum Social das Américas. Sob o lema de "Outra América é Possível", o encontro é ponto fundamental de convergência para o processo de mudança por qual passa todo o continente contra o neoliberalismo.

A abertura acontecerá das 16h às 20h, na Universidade San Carlos da Guatemala, na Praça dos Mártires (Usac). A solenidade de abertura prestará homenagem a Alfonso Bauer País, ícone revolucionário e comunista guatemalteco. As delegações serão recebidas com a Canção do Fórum Social Américas, na versão da Guatemala. Também haverá apresentação do grupo equatoriano Pueblo Nuevo, Marimba Feminina de Concerto e Grupo Yankunú de Livingston.

A estimativa da organização do evento é que mais de 10 mil pessoas de todo o continente americano participem desta edição do Fórum, que seguirá até o dia 12 de outubro. Mais de 350 atividades estão previstas dentro da programação.

O III Fórum tem como eixos temáticos: Alcances e desafios da mudança no hemisfério: pós-neoliberalismo, socialismos, mudanças civilizatórias; Povos em resistência frente ao neoliberalismo e a dominação imperial; Defesa das condições de vida frente ao capitalismo depredador; Diversidades e a igualdade: metas para sua concretização; Disputa ideológica: comunicação, culturas, conhecimentos, educação; Povos e nacionalidades indígenas originárias e afrodescendentes: o "viver bem" e suas chaves para o futuro.

O Fórum Social das Américas (FSA) faz parte do processo Fórum Social Mundial (FSM), que iniciou em 2001 e passou a se constituir no mais amplo espaço para a articulação de iniciativas sociais, desenvolvimento do pensamento crítico e a construção de alternativas à ordem neoliberal, sob o comum convencimento de que "Outro mundo é possível".

Cobertura Púlsar

A Agência Informativa Pulsar e Aler realizarão a cobertura especial do Fórum. Os programas poderão ser acessados diretamente no sítio da agência (www.agenciapulsar.org )