O ministro do Esporte, Orlando Silva, visitou a Universidade de Fortaleza (Unifor), na manhã dessa quinta-feira (), para conhecer a área de esporte da Universidade e os projetos que ali são desenvolvidos e que estão em consonância com as políticas de inclusão social.
O ministro, que veio a Fortaleza a convite do senador Inácio Arruda, desceu de helicóptero no centro do gramado do Estádio de Atletismo, sendo recepcionado pelo reitor em exercício Ciarlini Teixeira, o vice-reitor de Extensão, Randal Pompeu, a diretora de Comunicação e Marketing, Valerya Abreu, a professora Liana Braide, coordenadora do curso de Educação Física, o professor Carlos Costa (o Carlão), chefe da Divisão de Assuntos Esportivos da Unifor e Lázaro Pereira Velasquez, representante da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) junto ao Centro Nacional de Atletismo da Universidade de Fortaleza.
Não faltaram elogios do ministro às instalações da pista de atletismo da Unifor, ressaltando a sua importância para a formação de atletas. Orlando Silva conheceu também o Ginásio Poliesportivo. "Eu posso dizer que a Unifor está à frente do seu tempo. O futuro do esporte brasileiro passa pela vinculação com a escola e com a universidade. E a Unifor se antecipou a esse esforço", disse o ministro, ao fim da visita.
O reitor em exercício Ciarlini Teixeira congratulou-se com o ministro do Esporte, dizendo que é sempre bom a gente ter uma visita como a de Orlando Silva, para poder visualizar sob outra perspectiva a importância do que a Unifor investiu, e continua a investir, no incentivo ao esporte dentro da própria Universidade. "O que o ministro está vendo aqui reflete o pensamento da instituição, da importância do esporte na formação dos atletas", comentou Matriz
Para o ministro do Esporte, Orlando Silva, a Unifor representa uma mudança de paradigma no desenvolvimento de talentos. No Brasil, a matriz de formação de atletas está muito vinculada aos clubes. Mas, o futuro exige que universidades e escolas sejam os primeiros passos para permitir o conhecimento da atividade física e do esporte, ou seja, o espaço de iniciação e aperfeiçoamento de preparação de atletas. "Então, eu fico feliz de saber que aqui no Nordeste, no Ceará, nós temos uma universidade que está à frente do seu tempo", repetiu o ministro Orlando Silva.