O ministro das Cidades, Márcio Fortes, garantiu ao deputado Inácio Arruda, coordenador da bancada cearense no Congresso Nacional, que até o final de dezembro de 2006, o presidente Lula vai inaugurar o metrô de Fortaleza. “Estamos correndo para ver o que colocar no orçamento do próximo ano para terminar tudo”, disse Forte, destacando que a situação é a mesma para outros três metrôs – de Recife, Salvador e Belo Horizonte. Esse foi o resultado da primeira reunião da bancada do Ceará com o novo ministro, que assumiu no lugar de Olívio Dutra. O deputado Inácio Arruda também cobrou do ministro a liberação dos recursos para atender as emendas parlamentares da bancada cearense. Fortes disse que está providenciando um levantamento de todas as emendas – o que foi empenhado e o que não foi – para conversar com o ministro da Articulação Política, Jacques Wagner, e saber o que vai ser liberado. Segundo ele, a intenção é atender proporcionalmente a todos.
O deputado Inácio Arruda, acompanhado dos deputados cearenses Vicente Arruda (PSDB), padre José Linhares (PP) e Marcelo Teixeira (PMDB), disse que são quatro emendas de bancadas, sendo que duas delas são para os municípios. “Tem também uma emenda destinada a Região Metropolitana, para infra-estrutura urbana, área em que todos os municípios têm dificuldades – de pavimentação, cuidados de vias públicas etc”, destacou Arruda, citando também uma emenda de R$ 31 milhões, destinada ao metrô de Fortaleza e que o governo só liberou R$ 25 milhões, que estavam no orçamento. Não há perspectivas de liberação dessa emenda que é muito importante para conclusão dessa obra.
O deputado comunista confirmou as palavras do ministro, destacando o compromisso do Governo Federal com Fortaleza para concluir a primeira etapa do Metrofor até o final de 2006. “O metrô é uma obra importante, que une vários municípios da Região Metropolitana”, disse o deputado. O ministro tranquilizou os parlamentares cearenses , garantindo que está na pauta dele a discussão da conclusão dos quatro metrôs – Fortaleza, Recife, Salvador e Belo Horizonte. “Estamos montando algo mais ousado, com objetividade, definindo os trechos que vão ser terminados”, insistindo em dizer que “existe compromisso para inaugurar no final de dezembro”.