O deputado federal Inácio Arruda, coordenador da bancada cearense no Congresso Nacional, esteve na manhã de hoje (), em audiência com a Ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, tratando de vários projetos de interesse do Ceará, entre eles, o da instalação da Siderúrgica. A ministra garantiu ao deputado que o compromisso do presidente Lula, assumido durante a campanha eleitoral, será honrado e que o Ceará terá o gás e o ferro suficientes para serem processados na siderúrgica.
Inácio Arruda, que logo após a audiência com a ministra fez um pronunciamento no plenário da Câmara, considera a reafirmação de compromisso do Presidente da República muito importante. “Um projeto como o da Siderúrgica é fundamental para o nosso desenvolvimento. O Ceará está localizado no semi-árido nordestino e em cima, basicamente, de uma pedra, de um cristalino. Portanto, essa siderúrgica trará desenvolvimento para o nosso Estado”, explicou o parlamentar.
Quanto à questão do preço do gás e dos lingotes de ferro, a ministra informou que eles serão ajustados entre a Petrobrás e as empresas privadas, que têm todas as condições e capacidade de se acertarem, “porque entendem mais do chamado mercado do que nós, que temos de defende, sobretudo, o interesse público. É isso que faremos. Vamos defender nosso Estado com todo o rigor”, garantiu Inácio.
Veja na íntegra o pronunciamento do deputado Inácio Arruda no plenário da Câmara Federal.
O SR. PRESIDENTE (Aldo Rebelo) – Concedo a palavra ao nobre Deputado Inácio Arruda, para uma Comunicação de Liderança, pelo PCdoB.
O SR. INÁCIO ARRUDA (PCdoB-CE. Como Líder. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, na qualidade de Líder, mas também de coordenador da bancada do meu Estado, Ceará, tive a oportunidade de conversar, há poucos instantes, com a Ministra Dilma Rousseff, Chefe da Casa Civil, a respeito de projetos de interesse do Estado do Ceará, e são vários.
S.Exa. está dialogando com o Presidente Lula, com o atual Governador do Estado, Lúcio Alcântara, e também com o Governador eleito, Cid Gomes.
Um desses projetos tem causado certa polêmica no Estado do Ceará. Trata-se do projeto de instalação de uma siderúrgica muito importante para o nosso desenvolvimento. Nosso Estado, como todos aqui sabem, está localizado no semi-árido nordestino e em cima, basicamente, de uma pedra, de um cristalino. Portanto, essa siderúrgica trará desenvolvimento para o nosso Estado.
A Ministra Dilma Rousseff garantiu para mim, assim como para o nosso Governador, Lúcio Alcântara, para o Governador eleito, Cid Gomes, diretamente, que o compromisso do Presidente da República, assumido publicamente na campanha eleitoral, no seu programa de Governo, na propaganda eleitoral gratuita e nos debates públicos, será honrado.
Garante S.Exa. que será instalado um pólo siderúrgico no Ceará, mesmo o Estado não tendo jazidas de ferro nem de gás suficientes, mas terá o gás e o ferro para serem processados numa siderúrgica.
O compromisso político do Presidente foi reafirmado. Para nós, essa reafirmação do Presidente da República é muito importante, e foi confirmado pela Ministra Dilma Rousseff. As tratativas de preço de gás, dos lingotes de ferro e companhia limitada entre as empresas privadas e a PETROBRAS serão ajustadas entre elas, que têm todas as condições e capacidade de se acertarem, porque entendem mais do chamado mercado do que nós, que temos que defender, sobretudo, o interesse público. É isso que faremos. Vamos defender nosso Estado com todo rigor.
Quanto à PETROBRAS, às vezes nossa discussão parece mais dura, mais ríspida. Queremos dizer à PETROBRAS que considere o fato de estarmos em cima, o Estado do Ceará, de uma pedra. Essa rudez, às vezes, é em função do DNA do povo do Ceará. Nascemos em cima daquela pedra e parece que a palavra também é mais dura, mas, na verdade, é necessidade de querer se desenvolver.
Era o que tinha a dizer.