A escritora cearense Raquel de Queiroz, que este ano completaria 100 anos, será homenageada com a criação de um memorial em sua cidade natal, Quixadá. O projeto, orçado em R$187 mil tem financiamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) através do Fundo Estadual da Cultura (FEC), prevê o restauro completo da edificação e adaptação do mesmo para receber o acervo pessoal da escritora.
O Chalé datado de 1919 é tombado pelo Conselho Municipal de Patrimônio, Histórico, Cultural e Ambiental de Quixadá (decreto municipal de N°006 de 14 de fevereiro de 2007). A obra de restauração do Chalé começou semana passada e tem o prazo de 60 dias para ser concluída. Antônio Moça Velha, natural de Quixadá, está responsável pelo restauro dos detalhes da edificação. O local também receberá adatapções arquitetônicas e iluminação para facilitar o acesso do público e garantir a preservação do acervo pessoal da escritora.
O acervo será composto por itens como a máquina de datilografia que a escritora usava, placas, livros, fotos, quadros e o vestido preferido de Raquel. O memorial também contará com recursos audiovisuais, exibindo documentários, filmes etc. O acervo é formado por peças que foram doadas pela família e amigos da artista.
De acordo com Sandra Venâncio, presidente da Fundação Cultural de Quixadá, a intenção é inaugurar o memorial no dia em 17 de novembro, aniversário de 100 anos da escritora.
Chalé da Pedra – Construído em estilo arquitetônico eclético sobre um monólito, datado do período de 1919 e 1920. Inicialmente erguido com o intuito de moradia, seus inquilinos fizeram em seus arredores um espaço comum destinado às crianças da vizinhança, onde fora montado um parquinho com o nome "A Casa Branca da Serra”. Nos anos 30, o Chalé abrigou reuniões da maçonaria, sendo em seguida comprado pelo Banco do Brasil para abrigar seus funcionários. Desde 2005, sob a gestão da Fundação Cultural de Quixadá, o equipamento desenvolve em seu interior atividades culturais, dentre elas oficina de cordel, literatura e exposições de pinturas e fotografias de diversos artistas da cidade.
2010: Ano Rachel de Queiroz
O senador Inácio Arruda é autor do Projeto de Lei que institui 2010 como o ano Nacional Rachel de Queiroz, em comemoração ao centenário de nascimento da escritora cearense. O PL já foi aprovado no Senado e agora tramita na Câmara dos Deputados.
De acordo com Inácio Arruda “A instituição de um Ano Nacional dedicado a figuras públicas notáveis tem sido uma das maneiras de se prestar o devido reconhecimento a brasileiros de destaque. Nada mais oportuno, portanto, a proposição de que o ano de 2010 seja dedicado à Rachel de Queiroz, em homenagem ao centenário de nascimento da escritora como uma manifestação pública de reconhecimento pela sua singular contribuição para a literatura brasileira”, explica.
Além do projeto, Inácio propôs que o Senado realize, no mês de novembro – data de nascimento da escritora – uma sessão especial de homenagem. O parlamentar também solicitou que o centenário de Rachel de Queiroz seja incluído na programação do “Senado Cultural”, um projeto da Casa que procura valorizar a cultura nacional, usando parcerias para promover eventos. O Senador sugeriu que seja realizada uma exposição sobre a vida da escritora e uma semana cultural, com a transmissão de filmes e eventos voltados para a história de Rachel de Queiroz.