Aberto nesta segunda-feira, 28, vai até 11 de agosto o prazo de escolha do livro didático para a alfabetização de jovens e adultos. Gestores e coordenadores de turmas das entidades parceiras do programa Brasil Alfabetizado devem consultar a página eletrônica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para fazer o registro das obras pretendidas. A escolha será feita apenas pela internet.
O Ministério da Educação espera beneficiar 1,3 milhão de estudantes de cerca de quatro mil municípios. Em volume único, que contém as disciplinas língua portuguesa e matemática, os títulos chegarão às unidades de ensino entre setembro e outubro.
Para facilitar a indicação, o FNDE oferece, na página eletrônica, um guia com a resenha de todos os livros e um roteiro que explica, passo a passo, como fazer o registro das obras do Programa Nacional do Livro Didático para a Alfabetização de Jovens e Adultos (PNLA). “A escolha dos livros deve ser feita em consenso entre gestores e entidades parceiras. E eles devem optar pelas obras mais adaptadas a seus alunos”, afirma Sonia Schwartz, coordenadora nacional dos programas do livro do FNDE.
A indicação deve ser feita logo no início do prazo, para evitar congestionamentos na rede nos últimos dias.
Ampliação — Pela primeira vez, a educação de jovens e adultos é beneficiada com a distribuição de livros didáticos, que abrangem os ensinos médio e fundamental. Segundo a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), a ampliação vai suprir a carência de material didático voltado para a realidade do público-alvo.