Maracanaú


O município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, é destaque internacional quando o assunto é políticas de combate à desigualdade social. A cidade recebe, desde ontem até hoje, a visita de jornalistas do jornal espanhol "El País", e da agência de notícias Lusa, de Portugal.

A visita acontece em virtude do Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Social, que acontecerá entre os dias 5 e 7 de agosto, em Brasília, quando Maracanaú será citado como referência no desenvolvimento de políticas sociais capazes de superar a pobreza e promover a inclusão social. A escolha foi realizada com mais outros cinco municípios, ficando para Maracanaú o reconhecimento principal pelas suas ações na área social.

Os jornalistas produzirão matérias para seus veículos de comunicação, mostrando o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Maracanaú, que agrupa serviços de proteção social básica, especial e inclusão produtiva, como também programas de auto-sustentabilidade das famílias de baixa renda .

Ontem, os repórteres visitaram o Pólo de Convivência do Timbó, uma das cinco unidades do município que desenvolve atividades educativas, artísticas, esportivas e de inclusão digital para crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos. Ainda na segunda-feira, os jornalistas participaram de almoço com o prefeito Roberto Pessoa e a secretária de Assistência Social e Cidadania, Ieda Castro.

O encontro aconteceu nas instalações do Restaurante Popular de Maracanaú, que serve, diariamente, 600 refeições ao preço de R$ 1 cada. À tarde, o grupo de jornalistas seguiu até a reserva Santo Antônio do Pitaguary, onde são desenvolvidos projetos específicos para a comunidade indígena, sejam relacionados ao meio ambiente ou à educacional. Na ocasião, os jornalistas conheceram o projeto Agricultura Urbana, que propicia aos índios o cultivo de verduras e legumes, por meio de hortas comunitárias. Toda a produção é adquirida pela Prefeitura Municipal, gerando renda e desenvolvimento social.

A visita será encerrada hoje, quando a equipe de comunicação estará na comunidade Antônio Justa, conhecendo os trabalhos de acompanhamento e proteção social que o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) realiza naquela área.

O prefeito Roberto Pessoa e a secretária Ieda Castro participam, ainda, do Simpósio, em Brasília, quando o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome lançará a revista, que traz Maracanaú como um dos municípios brasileiros que melhor desenvolve estratégias integradas para o desenvolvimento social.

Para a secretária de Assistência Social e Cidadania de Maracanaú, Iêda Castro, o reconhecimento internacional representa que as ações setoriais são fundamentais para o enfrentamento da pobreza no município, como é o caso das políticas ambientais e de assistência social que devem estar articuladas para que seja possível criar uma rede de proteção da família. "Temos o esforço para agir setorialmente. A gente localiza um total de 39 mil famílias que estão abaixo da linha da pobreza e quase 19 mil delas são beneficárias dos programas do Governdo Federal, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), para idosos e deficientes físicos.

Melhorias

Segundo a secretária, os programas sociais servem para articular a capacitação profissional e melhorar os setores da agricultura familiar. O resultado é a produção nas cinco cozinhas comunitárias e mais o Restaurante Popular. "Essa rede se integra e acompanha as famílias que são beneficiadas para desenvolver a sua autonomia", diz.

Apesar do reconhecimento, Iêda confirma que a responsabilidade só tende a aumentar, principalmente porque os trabalhos a serem desenvolvidos pela secretaria devem enforcar cada vez mais as potencialidades das famílias atendidas pelos programas sociais. "A secretaria acaba envolvendo outros setores com a habitação e a saúde, porque temos que planejar em conjunto com outros secretários, a melhoria da qualidade de vida da população. Mas também contamos com a participação das indústrias do município.

Mais informações:

Prefeitura de Maracanaú
Palácio do Jenipapeiro – Rua 1
() 3521.5891 / 3521.5858