O presidente da Petrobrás, Sérgio Gabrielli, em audiência com o senador Inácio Arruda, confirmou a vinda do presidente Luis Inácio Lula da Silva, no dia 20 de agosto, ao Ceará para inaugurar uma usina de biodiesel em Quixadá e o terminal de regaseificação de gás natural liqüefeito (GNL) no Complexo Portuário do Pecém.
Na pauta do encontro com Gabrielli, vários projetos de interesse do Ceará, entre eles a necessidade de uma política específica de qualificação de mão-de-obra para atender a demanda de profissionais gerada pelos novos empreendimentos que o Ceará vai receber, como a refinaria e a siderúrgica. Só para esses setores a previsão é de 90 mil novas vagas de trabalho.
O senador Inácio quer a participação da Petrobrás num grande seminário coordenado pela Universidade Federal do Ceará para discutir esse assunto. O evento deverá reunir também técnicos da Vale do Rio Doce e do governo do Estado, contando com a colaboração do movimento social. Inácio explicou a Gabrielli, que o grande desafio hoje do Ceará é preparar mão-de-obra especializada para essa nova etapa da economia cearense.
A carência de profissionais qualificados para atender a demanda esperada é um problema que precisa ser resolvido o mais rápido possível. Todo grande empreendimento tem a capacidade de atrair um conjunto enorme de outras empresas, que vão desde restaurantes e lanchonetes a manutenção e venda de equipamentos, necessários a qualquer parque de alta tecnologia como o que está sendo montado no Ceará. Por isso o Estado precisa estar preparado para recebê-lo.