Lula pede que Obama retire embargo americano em Cuba


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao líder eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, que retire o embargo unilateral de seu país sobre Cuba, para favorecer a mudança de regime político na ilha caribenha.

Lula afirmou que Obama não poderá fracassar perante "os desafios que irá enfrentar" quando assumir a presidência dos EUA."Retirar um bloqueio que não tem mais sentido é o primeiro passo para favorecer o início de uma transição sobre a ilha", afirmou Lula, em entrevista publicada nesta quinta-feira pelo jornal "La Repubblica".

"Obama tem a força e a autoridade política para mudar as relações entre Cuba e Estados Unidos", acrescenta Lula, que na terça-feira falou com Obama por telefone.

Lula, que termina hoje sua viagem oficial à Itália e ao Vaticano, com uma audiência com o papa Bento 16, acredita que Obama enfrentará de um modo novo não só as relações externas dos Estados Unidos, mas também o conflito no Oriente Médio.

"É tamanha a perspectiva criada no mundo todo em torno destas eleições americanas, e é tamanho o significado histórico da entrada de um político de origem afro-americana na Casa Branca, que Obama não pode falhar, e como parece uma pessoa bem inteligente, acho que não falhará", diz Lula.

O presidente brasileiro espera que Obama realize nos EUA uma política econômica que favoreça os mais pobres e as classes médias, e que redistribua a riqueza econômica do país.