O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já está em Buenos Aires, na Argentina, para participar nesta manhã da cúpula de chefes de Estado e de Governo dos países-membros da União das Nações Sul-Americanas (Unasul).
O petista desembarcou em território argentino nesta madrugada e, a partir das 10h30 locais (mesmo horário em Brasília), irá se reunir com os outros mandatários do bloco. O encontro está agendado para ocorrer na localidade de Los Cardales, que fica na província de Buenos Aires.
Participarão da cúpula os presidentes Evo Morales (Bolívia), Sebastián Piñera (Chile), Fernando Lugo (Paraguai), José Mujica (Uruguai) e Hugo Chávez (Venezuela).
Já o colombiano Álvaro Uribe e o peruano Alan García decidiram não ir ao evento e enviarão seus chanceleres, Jaime Bermúdez e José Antonio García Belaúnde, respectivamente. Os governos de Suriname e Guiana também decidiram mandar suas representantes diplomáticas, a surinamesa Lygia Kraag-Keteldijk e a guianesa Carolyn Rodrigues-Birkett.
Durante a reunião, é provável que os chefes de Estado e de Governo elejam o secretário-geral da Unasul, cargo que ainda será criado. O nome mais indicado ao posto, e aprovado por unanimidade ontem pelos ministros das Relações Exteriores do bloco, é o do ex-presidente argentino e deputado federal Néstor Kircher.
Outros assuntos que devem ser discutidos na ocasião são o apoio ao Chile e ao Haiti após os terremotos ocorridos naqueles países e a posição do bloco frente à atual situação de Honduras.