O senador Inácio Arruda está hoje (.12) em Brasília. Mesmo não tendo sessão no Senado Federal, Inácio trabalha junto aos ministérios atrás de liberar recursos de emenda individuais e de bancada destinadas a projetos de infra-estrutura do estado do Ceará.
O senador participa ainda em Brasília, da solenidade em que o Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, sanciona o Projeto de Lei criando os 38 novos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IFETs. Inácio sempre foi um defensor do ensino tecnológico, destinado várias de suas emendas individuais para esse setor.
Os Ifests surgiram a partir da rede federal de educação profissional composta pelos Centros Federais de Educação Tecnológica – Cefets, Agrotécnicas e Escolas vinculadas às universidades. Assim, os institutos nascem com 168 campi.
A meta é chegar a 2010 com 311 campi e ampliar as vagas de 215 mil para 500 mil. A previsão é de que metade das vagas dos Ifets seja destinada ao ensino médio integrado ao profissional. Na educação superior, receberão destaques cursos como os de engenharia e bacharelado tecnológicos. As informações são do Ministério da Educação. Os Ifets foram criados tendo como modelo os Centros Vocacionais Tecnológicos do Ceará (CVTs).