Instalada em Tauá a primeira usina solar comercial da América Latina


O senador Inácio Arruda estará hoje a tarde (04.08), em Tauá (Ceará), para a solenidade de inauguração da primeira usina de energia solar comercial da América Latina. A MPX Tauá, uma empresa do grupo EBX de Eike Batista, está ligada ao sistema elétrico brasileiro desde junho, com  capacidade instalada inicial de 1 MW, o suficiente para abastecer 1,5 mil famílias.

A solenidade de inauguração, marcada para as 14h30min, contara com a presença do governador em exercício, Domingos Filho, e do empresário Eike Batista.

 

 
A companhia já obteve autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e licença da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) para expandir a capacidade da planta até 5 MW. O projeto concebido pela empresa chega a 50 MW. Atualmente, a usina ocupa uma área de 12 mil metros quadrados e conta com 4.680 painéis fotovoltaicos, que absorvem a luz do sol para transformação em energia elétrica. 
 
 
A MPX aposta em parcerias estratégicas para continuar desenvolvendo a energia solar. A empresa firmou convênio com a Universidade Estadual do Ceará (UECE) para o monitoramento e análise dos dados obtidos na operação, que serão transferidos, em tempo real, para os computadores do campus da UECE em Tauá. Com as atividades, os alunos terão condições de expandir seus conhecimentos na área de energia solar. A usina de Tauá é o primeiro dos três empreendimentos da companhia que começam a operar este ano. Duas termelétricas, no Ceará e no Maranhão, entram em operação no segundo semestre.