O Senador Inácio Arruda saudou nesta quarta-feira () a chegada ao Senado do Senador Flávio Torres, do PDT cearense. Primeiro suplente da Senadora Patrícia Saboya, que se encontra licenciada, Torres fez nesta quarta-feira seu primeiro pronunciamento em Plenário. Nele, o parlamentar afirmou que o país precisa promover uma revolução no sistema nacional de ensino, admitindo que são inegáveis os avanços do governo Lula nas áreas de Ciência e Tecnologia e no trato com as universidades federais, que se encontravam sucateadas em governos anteriores.
Flávio Torres também mencionou a atuação de Leonel Brizola na defesa da democracia brasileira e na fundação do PDT e lamentou a crise que o Senado atravessa: “É indispensável que se tomem todas as medidas duras que sejam para carimbar com o selo da lisura as investigações que se fizeram e que se vierem a fazer”, afirmou.
Em aparte, Inácio destacou a ligação de Flávio Torres com a questão da educação e parabenizou o povo do Ceará: “Vossa Excelência é a pessoa que se entrelaçou com o movimento social, com a política, com as questões estratégicas do País. Nós, cearenses, nos sentimos orgulhosos pela sua posse como Senador da República. Tenho certeza de que vai ser muito positivo para o Estado do Ceará e para o Brasil porque é um homem que coloca as suas opiniões de forma livre para que os outros possam dialogar”, comemorou.
Os dois senadores assinaram conjuntamente um requerimento apresentado à Comissão de Educação do Senado para debater em audiência pública a destinação de 1 bilhão de reais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para investimentos na melhoria do ensino das instituições de educação superior. O programa é uma parceira do BNDES com o Ministério da Educação e estará disponível para as instituições que atenderem os requisitos de qualidade definidos pelo MEC. No caso de instituições privadas, estas precisam comprovar adesão ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni).
Foram indicados para participar da audiência a Secretária de Educação Superior do Ministério da Educação, Maria Paula Dallari Bucci, o Presidente da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Alan Kardec Martins Barbiero, o Presidente da Associação Nacional de Universidades Privadas, Abib Salim Cury, além de um representante do BNDES.