Inácio participa da campanha Caicó-65


Renato Rabelo, presidente do PCdoB, e o senador Inácio Arruda prestigiaram a campanha do candidato Roberto Germano à Prefeitura de Caicó, caíram na folia no meio da multidão e discursaram com prognóstico de onda vermelha nos Sertões do Seridó. Neste domingo prosseguiu, noite adentro, a “Robertofolia-65” com retumbante entusiasmo e amplitude

Uma campanha extraordinária desponta como vitoriosa em circunstâncias que bem revelam o novo perfil da ofensiva empreendida pelos comunistas na disputa eleitoral de 2008. O candidato à prefeitura de Caicó, Roberto Germano, PC do B, e seu vice, Pacífico Fernandes, do PMDB, conseguiram conquistar a simpatia da população do maior município dos Sertões do Seridó, no Rio Grande do Norte, ultrapassando nas ruas o vitorioso patamar das últimas pesquisas de opinião pública.

Em ritmo carnavalesco, uma grande carreata, seguida de passeata, demonstrou, nesta sexta-feira (), que nem só de recursos materiais vive o processo eleitoral brasileiro. É o volume de uma campanha de massas contra uma estrutura adversária que conta com um porte milionário, incluindo uma carreta e outros adereços típicos do poder econômico.

Esta ação contou com a presença do senador cearense Inácio Arruda que, acompanhado pelo presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, se deslocou de Fortaleza para se juntar aos comunistas potiguares na caminhada pela conquista da “princesa do Seridó”, como é conhecido o município de Caicó.

“Robertofolia”

A entusiástica carreta se embrenhou pelos bairros de Caicó, arrancando aplausos entusiásticos da população que saia às calçadas e esquinas, em todo o seu trajeto, embalada por um coquetel de ritmos, movimentados pelas guitarras, tambores e tamborins. A carreata, que virou carnaval e “Robertofolia” em seu longo trajeto, foi transformada em caminhada pelo entusiasmo das centenas de incansáveis apoiadores.

Essa frenética movimentação somente foi interrompida pela “camisa de força” da legislação, visto que, após quatro horas de atividade de contínua, os eleitores-foliões se recusavam a aceitar que a licença solicitada falava apenas em carreata. E sob a promessa de que a “Robertofolia” seria retomada neste domingo ().

Renato e Inácio, no meio da multidão e ao lado de Roberto e Pacífico, acompanharam toda a movimentação e, no cortejo, dançaram com o povo de Caicó.

“Tostão contra o milhão” 

Em seus pronunciamentos, na parada final da carreata e antes da passeata, foram animadamente aplaudidos quando saudaram a campanha do PCdoB como a empreitada exitosa do “tostão contra o milhão” e das esperanças do povo na continuidade das realizações administrativas de Roberto — que, como prefeito de Caicó no período 2001-2004, produziu muitas obras de interesse do povo de Caicó. E, não por acaso, a carreata passou por algumas delas, a exemplo da estrada do Anel Viário.

Entre muitas idéias externadas, Renato falou do sentido emblemático desta campanha na conjuntura, que analisou como um momento fértil e de avanço das lutas populares rumo a uma construção progressista. Inácio acentuou as ligações que mantém com o povo potiguar desde suas raízes familiares naquela região do Seridó, em Mossoró e no Rio Grande do Norte, levando ao povo presente as recordações de sua mãe, dona Dom, e destacou a importância daquele vibrante entusiasmo no sucesso da campanha do PCdoB e na vitória de Roberto Germano.

O senador Garibaldi Alves — presidente do Senado Federal, que, juntamente com o deputado federal Henrique Alves, apóia a candidatura do PCdoB — justificou a sua ausência ao acontecimento, devida à presença da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, naquele momento em Natal. E, durante a manifestação, telefonou para o senador Inácio Arruda para transmitir seu abraço ao povo de Caicó e sua confiança na vitória da dobradinha Roberto-Pacífico.

Diferenças decisivas     

A eleição em Caicó será decidida exatamente pelas diferenças entre Roberto e seu adversário, o atual prefeito Bibi Costa (PR), irmão do deputado estadual Vivaldo Costa (PR) e apoiado pelo PT. Ele e seu vice, o ex-secretário de Saúde de Caicó, Pacífico Fernandes, possuem em comum uma relação de intimidade como o povo da região.

Enquanto estes são identificados como pessoas de fácil acesso, Bibi Costa é visto como um prefeito enclausurado no gabinete, de poucas realizações nos seus primeiros três anos de gestão e que começou algumas obras neste ano de 2008. Bibi, entre outros gestos impopulares, mantém rotineiramente fechada uma ilha da área urbana que reúne equipamentos de lazer muito apreciados pelo povo de Caicó, alegando que o povo pode “estragá-los”.

O ex-prefeito Roberto Germano, em sua gestão 2001/2004, tornou-se muito querido pelo povo de Caicó, numa marcante seqüência de realizações que o município requeria. Em 2003 prevaleceu a influência política do deputado Vivaldo Costa, que convenceu a governadora Wilma Farias a vetar, então pelo PSB, a candidatura de Germano.

Insatisfeito com a discriminação, o ex-prefeito deixou o PSB e se filiou ao PCdoB. Na eleição passada se candidatou a deputado estadual, conquistou 11.806 votos e não foi eleito, mas conseguiu uma expressiva votação em Caicó em prejuízo da eleição de Vivaldo Costa. O \’\’papa-jerimum\’\’, como é conhecido Vivaldo Costa, ficou na suplência por pouco mais de 300 votos. Com certeza, os votos de Germano, que, com seu desempenho, se fortaleceu ainda mais na corrida sucessória de 2008.

Neste domingo prosseguiu, noite adentro, a “Robertofolia-65”. Com mais gente, entusiasmo e amplitude, a sexta-feira funcionou como um “efeito cascata” que envolveu o 65 no aconchegante abraço do Seridó.