Inácio debate política específica de formação de profissionais


O Estado do Ceará receberá nos próximos anos grandes empreendimentos, como a refinaria de petróleo, a siderúrgica, a planta de regaseificação, a Transnordestina, entre outros. Com essas obras, o Ceará passa a viver um novo ciclo de desenvolvimento. O grande desafio, no entanto, é a preparação de mão-de-obra especializada para essa nova etapa da economia cearense. Foi com essa preocupação, que o senador Inácio Arruda e os deputados federal Chico Lopes e estadual Lula Morais procuraram o reitor da Universidade Federal do Ceará, Luis Carlos Uchoa Saunders.

 Na audiência, Inácio explicou a necessidade de uma política específica de formação de profissionais para atender a esses investimentos, dizendo ser preciso começar logo a capacitação de mão-de-obra, envolvendo nesse processo toda a universidade. E sugeriu a realização de um grande seminário, coordenado pela UFC, com a participação de técnicos da Petrobrás, da Vale do Rio Doce e do governo do Estado. Para Inácio, nesse trabalho, é bom contar também com a colaboração do movimento social, que muito têm a contribuir.

O Pró-Reitor de Extensão, Henry Campos, afirmou que a Universidade já vinha discutindo essa questão, principalmente com os diretores dos Centros de Ciência e de Tecnologia e que a UFC não se furtará em organizar um seminário desse porte e importância. Participaram ainda da reunião a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Clarisse Ferreira Gomes, os diretores do Centro de Ciências, Tadeu Abreu, e do Centro de Tecnologoia, Barros Neto, e o Procurador Geral da UFC, José Edmar da Silva Ribeiro.