Homenagens pelos 80 anos de nascimento de Che


A morte precoce manteve intacta a figura mítica, mas foi a intensidade da entrega em vida às lutas contra o imperialismo que fez de Ernesto Guevara inesquecível. Agora, 41 anos depois da morte de Che, apelido de Guevara, os argentinos rendem, mais uma vez, homenagens ao compatriota. Dessa vez, a razão é 80º aniversário de nascimento de Che, que será celebrada no próximo dia 14 de junho.
De Rosário, o menino nascido de saúde frágil, há 80 anos, saiu para libertar os povos oprimidos e conquistar a justiça social. Décadas depois, ele volta à cidade natal em uma estátua de bronze, que será colocada no centro da cidade. Uma caravana saiu de Buenos Aires no último dia 27 e será recebida em Rosário com uma festa popular.

Como o homenageado, as celebrações do aniversário de Che não serão marcadas apenas por festas, e sim por lutas. Assim, as comemorações já começam neste sábado (), com o início do Seminário Guevarista Internacional, em Buenos Aires. Também na capital argentina, no próximo dia 12, haverá um ato nas ruas Callao e Corrientes, a partir das 19h.

No dia 14, o ato será em Rosário, às 11h e, em seguida, será realizada a mesa de debate: A estratégia de Che para América Latina. "Consideramos (o ato) fundamental, para poder fazer escutarem nossa voz e assim poder disputar o legado político e revolucionário do Comandante Che Guevara junto com aqueles que levantam suas bandeiras pela revolução e o socialismo", disse a Tendência Estudantil Revolucionária (TER), organizadora da manifestação.

A programação da TER inclui festivais, oficinas, conversas, vídeos destinados a lembrar a vida do ícone revolucionário. Os encontros estão destinados a refletir sobre a importância da figura de Che.

O Centro de Estudos Che Guevara, o Centro Cultural Pablo de la Torriente Brau e a Casa das Américas criaram um sítio na internet (www.che80.co.cu) para homenagear a memória de Ernesto Che Guevara. Nele, intelectuais e artistas latino-americanos são convidados a expressar com palavras, sons e imagens "a dimensão contemporânea e viva dessa figura universal que continua sendo exemplo para a luta dos nossos povos por justiça e liberdade".

O material para o sítio, que será encerrado no dia do 80º aniversário de Che, pode ser enviado para: centroche@enet.cu ou che80@centropablo.cult.cu. Além das homenagens na Argentina, o revolucionário recebe, desde o dia 26 de maio, homenagem dos austríacos, com uma exposição na galeria Westlicht, em Viena, que inclui o famoso retrato de Che tirado por Alberto Korda.