Fórum de prefeitos e vices do PCdoB-CE


O Comitê Estadual do PCdoB realizou neste sábado, 25 de outubro, o Fórum de Prefeitos e Vice-Prefeitos do Partido. Além de facilitar a troca de experiências e informações entre os prefeitos eleitos e de orientar os novos gestores a sistematizar as idéias das administrações, o encontro proporcionou à direção regional ouvir os executivos e definir a política do Partido.

Na abertura dos trabalhos, Carlos Augusto Diógenes, o Patinhas, presidente estadual do PCdoB, deu os números das eleições do Partido no Ceará. “Este ano elegemos 5 prefeitos, 4 vices e 56 vereadores em 36 cidades. Em 2004 tínhamos apenas 1 prefeito, 11 vereadores em 6 cidades. No conjunto, saímos com uma vitória significativa”. Patinhas falou também da crise que abala o mundo e da forma como ela pode interferir nas administrações municipais e ressaltou a importância do fórum tanto para o Partido quanto para os gestores. “Aqui buscaremos opinar sobre as políticas do PCdoB, integrar os diversos mandatos e órgãos dos quais fazemos parte, iremos incentivar a organização do povo nos municípios e teremos o papel de ajudar no processo de crescimento do Partido”, finalizou.

Para o Senador Inácio Arruda, o governante tem que estar atento a algumas características. “É preciso ter firmeza, uma boa relação com o povo, forte articulação e muita criatividade para lidar com os problemas”. Inácio fez uma exposição sobre os desafios para a próxima administração, levando em consideração o cenário político e econômico com a crise internacional que terá repercussões no país e falou sobre os investimentos federais para o Estado, ressaltando a Macrodrenagem da Região Metropolitana de Fortaleza que vai beneficiar ainda os municípios de Maranguape, Maracanaú e Caucaia e o Projeto Vila do Mar que busca revitalizar o litoral oeste da capital.

A troca de experiências deu o tom do encontro. Prefeitos eleitos e antigos deram dicas de como administrar e do que evitar em suas gestões. Ritelza Cabral, atual prefeita de Aquiraz, sugeriu aos novos prefeitos que estejam perto do Partido. “Eles nos dão um suporte muito grande politicamente”. Ela falou ainda de ações desenvolvidas durante sua gestão que deram certo como o planejamento participativo, a reestruturação administrativa e a implantação da Controladoria no município. “Tivemos 6 contas analisadas pelo TCM e todas foram aprovadas. A Controladoria é nosso escudo, nos protege de problemas futuros e nos respalda enquanto gestores”, alertou.

Haroldo Maciel, atual prefeito de São Benedito, comentou sobre os riscos de contratos temporários, da contratação de escritórios de contabilidade e de projetos, cuidados com a Lei de Responsabilidade Fiscal e comentou sobre o bom relacionamento que se deve ter com a Câmara Municipal. Já o atual prefeito de Piquet Carneiro, Alcy Pinheiro, citou alguns projetos que tiveram êxito no município como a Farmácia Pública Municipal e o projeto de reciclagem de lixo em troca de gêneros alimentícios. “A comunidade deve sempre estar inserida no processo político da cidade. Devemos ter compostura e seriedade para conquistar a confiança da população”, disse.

Carlos Felipe, prefeito eleito em Crateús, agradeceu formalmente ao PCdoB pelo apoio que recebeu durante a campanha ressaltando que o trabalho feito pelo Partido é articulado e traz um sentimento de comunhão. Ele comentou sobre o cenário eleitoral no município, da forma como a população abraçou a sua campanha e das ações que já começou a executar na cidade. “Montamos uma comissão de transição com 20 membros e estamos conversando com o prefeito. Nosso foco principal é tirar o município do atraso e ser referência administrativa na Região dos Inhamuns. Queremos ser vitrine do Partido”.

Para o Secretário de Saúde do Estado, João Ananias, fazer política vai muito além que o trabalho durante a campanha. “Fazer política é acertar na gestão, é gerir bem o município, trabalhar com transparência e ouvir o povo. Na nossa função, é melhor errar junto que acertar só” comentou. Já o deputado Lula Morais disponibilizou o mandato para auxiliar os prefeitos e destacou a atuação que as administrações do PCdoB devem ter. “Temos que assumir responsabilidades. Nosso partido é uma escola e não devemos nos apresentar como iguais mas como exemplos de administração e de criatividade”, ponderou.

Participaram ainda da reunião o Deputado Federal Chico Lopes, o ex-deputado Estadual Neurami Amorim, Abel Rodrigues, secretário geral do PCdoB e Gilvan Paiva, Secretário Estadual para Ações Institucionais e Políticas Públicas do Partido além de assessores e colaboradores dos prefeitos e dos mandatos.

O PCdoB irá retomar o Fórum com os Prefeitos em 2009 e a intenção é fazer com encontros temáticos. Ainda neste ano o partido irá promover encontro semelhante com os novos vereadores.