Usuários do Farmácia Popular de todo o País poderão obter o endereço das unidade mais próximas por meio de celular, de forma gratuita, durante os próximos 30 dias. A ação do Ministério da Saúde, que faz parte da campanha Saúde não tem preço”, garante que o usuário receba no, visor do celular, informações precisas sobre o nome, o endereço e o telefone de até três farmácias onde o usuário poderá obter, de graça, medicamentos para hipertensão e diabetes.
Para conseguir a listagem, basta enviar mensagem de celular para o número 27397 informando o CEP da residência (somente os números, sem sinais gráficos). Em poucos segundos, o usuário receberá resposta com as sugestões de unidades do programa.
Segundo o Ministério da Saúde, o serviço será divulgado para a população em campanha que será veiculada em diversos veículos até o final do mês de março. A apresentadora Hebe Camargo e o ator Edson Celulari apresentam a campanha. A população ainda terá acesso a mais informações sobre o Farmácia Popular e os medicamentos disponíveis no programa pelo hotsite
Medicamentos gratuitos
Desde o último dia 14, a rede oferece gratuitamente 11 medicamentos para hipertensão e diabetes nas mais de 15 mil farmácias e drogarias da rede privada credenciadas ao Aqui Tem Farmácia Popular e também nas 544 unidades próprias (administradas pelo governo federal) do programa.
Para obter os produtos, o usuário precisa apresentar CPF, documento com foto e receita médica, que é exigida pelo programa como uma forma de se evitar a automedicação, incentivando o uso racional de medicamentos e a promoção da saúde.
Além dos medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes, o Aqui Tem Farmácia Popular oferece mais 13 tipos de medicamentos com 90% de desconto utilizados no tratamento de asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de fraldas geriátricas.
Para garantir a oferta gratuita dos medicamentos, o Ministério da Saúde forneceu todo o suporte técnico necessário e continua prestando total auxílio aos parceiros do programa. Dúvidas sobre o Farmácia Popular podem ser esclarecidas e comunicadas ao ministério – pelos estabelecimentos credenciados ou pela sociedade – por meio do Disque-Saúde (-61-1997).