Expansão do ensino


O Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (CEFETCE) dará mais um passo importante em direção à expansão do Ensino Tecnológico no Interior do Estado.

No próximo sábado, dia 2 de agosto, o Diretor Geral da Instituição, Cláudio Ricardo Gomes de Lima, o Prefeito de Crateús, José Almir Claudino Sales, e outras autoridades da localidade lançarão a pedra fundamental da Unidade de Ensino Descentralizada (UnED) no município. O evento acontecerá às 16 horas, na Clemilândia, no bairro dos Venâncios, com a presença de estudantes e servidores da Entidade Educacional.

A nova sede em Crateús integra o projeto de Expansão do CEFETCE no Interior, que, até 2009, concluirá a instalação de mais cinco UnEDs, 10 extensões, 39 Centros de Inclusão Digital (CIDs), dois Núcleos de Informação Tecnológica (NITs) e transformará 39 municípios em pólos de ensino a distância. A implantação da Unidade na cidade está sendo coordenada pelo técnico-administrativo Sérgio Pinho, com equipe formada pelos professores Márcio Damasceno e Elenilce Gomes de Oliveira.

Segundo o professor Márcio Damasceno, gerente de ensino da nova UnED, o lançamento da pedra fundamental é a concretização de um sonho, pois marca o início da construção da sede no município. Como ressaltou o professor, “o projeto deixará de estar no papel e passará a ser real”. Conforme salientou Márcio Damasceno, o evento no sábado marcará o caminho para a expansão do ensino tecnológico no Ceará e no Brasil. “Com a Unidade, estamos contribuindo para a fixação do jovem no seu local de origem. Daremos a opção de capacitação para os jovens no Interior, sem que eles precisem migrar para a Capital”.

Sobre a UnED em Crateús – Com 60.083,60m², o espaço contará com um bloco administrativo; dois blocos de ensino (com seis laboratórios e 15 salas de aula); um auditório (com 182 lugares); uma biblioteca, que oferecerá salas de multimídia, de restauração, de acervos, de leituras, de microfilmagem; enfermaria, entre outros. Ao todo, serão 60 docentes e 55 técnico-administrativos na Entidade Educacional.

Em relação aos cursos ofertados, a proposta pedagógica ainda encontra-se em estudo, mas, conforme o decreto 6.095, as diretrizes estabelecem 20% de Licenciaturas e 50% de cursos técnicos. A licitação, aberta deste o dia 18 de julho, está em fase de conclusão. A previsão é que o início das obras aconteça ainda no mês de setembro deste ano. Já as aulas estão previstas para iniciarem no segundo semestre de 2009.