Entusiasmo marca Conferência Municipal do PC do B de Fortaleza


Foi num clima de muito entusiasmo e alegria que os comunistas de Fortaleza realizaram a sua XI Conferência Municipal. O auditório da Casa Amarela Eusélio de Oliveira, da Universidade Federal do Ceará, ficou completamente lotado de delegados e convidados. A juventude teve papel destacado na animação da Conferência, mas o espírito revolucionário contagiou a todos, em especial um dos mais novos militantes do Partido em Fortaleza, Victor Ribeiro, o “Seu” Vitor, grande liderança comunitária do populoso bairro Conjunto José Walter, que na juventude dos seus 83 anos de idade deu uma demonstração de vitalidade e compromisso com a luta do povo. Por unanimidade, ele foi eleito para o novo Comitê Municipal de Fortaleza, sendo entusiasticamente aplaudido.


A XI Conferência Municipal teve início sábado, com a presença do vice-prefeito de Fortaleza, Carlos Veneranda, que saudou os comunistas em nome do Partido Socialista Brasileiro. O deputado federal Inácio Arruda discorreu sobre a conjuntura internacional, fazendo um histórico do último século, destacando a ofensiva imperialista, a deterioração da economia do sistema capitalista, a resistência dos povos de todo o mundo e as perspectivas e tarefas dos comunistas.


Na manhã desde ontem (.09) o evento teve prosseguimento com o presidente estadual do Partido, Carlos Augusto Diógenes (Patinhas) abordando o projeto do novo estatuto do Partido e fazendo uma retrospectiva do PC do B, desde sua fundação em 25 de março de 1922, lembrando os erros e acertos cometidos nesses 83 anos de existência, dando ênfase para o Partido necessário para o Brasil atual., diante da necessidade da intensificação da luta de classe.


Patinhas chamou a atenção para a exigência da resistência visando barrar o avanço da direita e impedir o retorno ao governo Central do PSDB e PFL, sob a liderança de Fernando Henrique Cardoso, hoje o principal representante do imperialismo norte-americano no Brasil. “O Partido tem de se preparar para grandes embates”, salientou . Outro ponto destacado pelo dirigente do Partido foi a importância de formar larga estrutura de quadros, de nível superior, intermediário e mesmo de base, assentados numa profunda compreensão da exigência de unidade de ação de todo o Partido.


O Comitê Municipal de Fortaleza que encerrou o seu mandato ontem, avançou no seu funcionamento, consolidou um núcleo de direção política no município, tendo à frente o combativo Luís Carlos Paes, conseguiu organizar algumas comissões de trabalho, debateu a política do Partido, procurou fortalecer os distritais, estimulou a organização das bases, orientou o Partido para as ações de massa e agora procura desenvolver uma ação inédita de participação na administração municipal.


Durante o mandato ora findo, foram realizadas três conferências municipais: a eleitoral de 2004, que contabilizou 755 filiados reunidos em 54 assembléias de base; a extraordinária no primeiro semestre deste ano, que mobilizou 603 filiados em 49 organizações de base; e a encerrada neste Domingo, preparatória ao XI Congresso Nacional do Partido, onde foram reunidos 1.100 participantes em 73 assembléias de base, de onde foram tirados 90 delegados.


O novo Comitê Municipal de Fortaleza eleito ontem tem a seguinte composição social: 33% da estrutura de partido, 31% de mulheres, 20% de sindicalistas, 17% de ação institucional e 10% de jovens. O novo pleno, que tem agora 35 membros, se reunirá no próximo dia 27 para eleger a Comissão Política e o Secretariado. O sindicalista Luís Carlos Paes deve ser reconduzido à presidência.


Por sugestão da presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará – Adufc, Helena Serra Azul Monteiro, a Conferência aprovou moção de solidariedade aos professores e servidores federais em greve. A 17ª Conferência Estadual será aberta na noite do dia 30 vindouro, no auditório da Câmara Municipal de Fortaleza, ficando encerrada na noite do dia 02 de outubro. A expectativa da direção partidária é de ser a maior da história do PC do B no Ceará, preparatória ao 11º Congresso Nacional do Partido Comunista do brasil.


De Fortaleza,