Uma cerimônia no Palácio do Planalto nesta terça-feira () em Brasília marcou a assinatura do memorando de entendimento entre a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) e a empresa coreana Dongkuk Steel Mill para a construção de uma siderúrgica em Pecém, no Ceará.
De acordo com a Vale do Rio Doce, o estudo de viabilidade da usina deverá ser concluído nos próximos meses, e ela terá capacidade inicial de produzir 2,5 milhões de toneladas anuais de placa de aço, podendo chegar a 5 milhões de toneladas por ano. O investimento inicial estimado é de US$ 2 bilhões.
A usina funcionará à base de minério de ferro e carvão. No entanto, o presidente da CVRD, Roger Agnelli, garantiu que o projeto não prejudica o meio ambiente. Ele justificou que o carvão será usado no processo de produção, 95% da água será reutilizada e 99% da poeira será filtrada. E acrescentou que a usina significará crescimento de 70% da produção de aço brasileira.
Já o presidente da Dongkuk, Saejoo Chang, afirmou que a empresa trabalhará para a usina do Ceará ter competitividade no mercado.
Durante a solenidade, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o governo se esforçará para que a siderúrgica entre em operação antes do fim de seu mandato. “Da parte do governo federal, iremos fazer o que estiver no nosso alcance, com utilização de todo o potencial que o governo tem e instrumentos que o governo tem, para que a gente possa, definitivamente, inaugurar essa siderúrgica em 2010”, afirmou.
O Senador Inácio Arruda, presente à solenidade, fez mais tarde no Senado um pronunciamento comemorando o entendimento para viabilizar a siderúrgica. Para ele, o dia 20 de novembro representa um importante passo para um projeto que vinha sendo trabalhado há algum tempo e que hoje se materializou: “É um dia para a história do Brasil e do Ceará. Sabemos que os grandes empreendimentos naquela região não são fáceis, normalmente são frutos de muita luta de seu povo, pelo desenvolvimento com progresso e qualidade de vida”, explicou o Senador.
Inácio destacou o compromisso pessoal do Presidente da República com o projeto, convidando ministros e empreendedores para um esforço conjunto. “Esse é um momento de regozijo para o povo cearense, para seus dirigentes, governantes e para a bancada parlamentar: senadores, deputados federais, estaduais e vereadores de Fortaleza. Agradeço a todos que se esforçaram nessa batalha, neste caminho que é o mais adequado para o país crescer e se desenvolver”, afirmou.
O governador do Ceará, Cid Gomes, também esteve na cerimônia, assim como vários parlamentares, ministros e outras autoridades.