De 15 a 17 de julho, oito alunos do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará (UFC) estarão participando da terceira e última etapa do Desafio Internacional da Energia do Futuro 2009. O evento, que é patrocinado pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers – IEEE (Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos), acontecerá na Austrália e dará uma premiação de 10 mil dólares ao primeiro colocado.
O projeto que levou os jovens à final do Desafio é um sistema eólico de pequeno porte e baixo custo que extrai energia e a armazena em baterias. O dispositivo pode ser utilizado em comunidades isoladas e em regiões onde há carência de energia elétrica, mas que tenham potencial para a geração de energia eólica. Para a final do evento, os alunos deverão levar o dispositivo pronto para ser testado.
A UFC é a única representante latino-americana a chegar à final do prêmio internacional de engenharia elétrica, que é direcionado aos jovens engenheiros de todo o mundo. Juntamente com a universidade brasileira estarão participando também duas universidades norte-americanas, duas alemãs e duas chinesas.
Estarão na Austrália representando a UFC e o Brasil o grupo de alunos formado por Amanda Rodrigues, Débora Lima, Eduardo Façanha, Gean Jacques Maia, Luís Paulo Carvalho, Luiz Fernando Almeida, Maria Izabel Batista e Pedro André Martins.
O orientador do trabalho e professor do Departamento de Engenharia Elétrica, Demercil de Souza falou sobre a relevância desta conquista para os alunos. "O Desafio é muito importante para esses alunos pois eles iniciaram um projeto do nada e transformaram em algo que pode ser utilizado. Eles colocaram em prática os conhecimentos adquiridos e agora estão sendo reconhecidos por isso".
A cada dois anos,o IEEE, um dos órgãos de engenharia elétrica mais importante do mundo, propõe temas relevantes e desafia jovens engenheiros a apresentarem propostas inovadoras, de baixo custo e que não agridam ao meio ambiente.