A senadora colombiana Piedad Córdoba recebeu em sua residência neste sábado () em Bogotá, a presidente do Conselho Mundial da Paz (CMP), Socorro Gomes. Piedad Córdoba, defensora dos direitos humanos e líder de uma campanha pela solução pacífica para o conflito colombiano, está empenhada na refundação do Conselho Colombiano para a Paz.
Socorro Gomes somou-se à campanha do povo colombiano pela solução política para o conflito, pelo diálogo entre o governo colombiano e as forças insurgentes e hipotecou toda a solidariedade do CMP para com o povo colombiano. Na opinião da dirigente pacifista brasileira, "a refundação do Conselho pela Paz no país vizinho representará um salto importante para a atividade do CMP no continente e dará ao povo colombiano um instrumento de luta pelos direitos humanos e a democracia".
Um dia antes da visita, Socorro Gomes havia feito uma importante intervenção no seminário internacional “Paz democrática e unidade latino-americana”, um dos marcos do 20º Congresso Nacional do Partido Comunista Colombiano. Na ocasião, ela fez um chamado a todos os organismos envolvidos na luta pela paz no continente, a fim de pressionar o governo Uribe a abrir um diálogo com as Farc.
A presidente do CMP também instou todos os participantes do seminário a fortalecer a luta antiimperialista neste momento delicado da economia mundial, pela ameaça de maior agressividade dos Estados Unidos contra os governos progressistas da região.