Conferência internacional


Especialistas mundiais discutem hoje (), em São Paulo, o impacto da expansão global chinesa nos países latino-americanos. Eles estarão reunidos na 3ª Conferência Internacional Presença da China na América Latina, promovida pelo Conselho Empresarial Brasil-China, das 9h às 18h30, na sede da Fecomercio.

Serão identificados os impactos dessa presença para as empresas brasileiras, oportunidades de parcerias, setores estratégicos e a evolução do relacionamento político estratégico entre a China e a região. O relacionamento da China com países da América Latina se aprofundou nos últimos anos. De 2000 a 2007, a corrente comercial entre o país asiático e o continente aumentou aproximadamente dez vezes e, em 2008, ultrapassou US$ 140 bilhões.

A abertura oficial do encontro será feita pelo embaixador da República Popular da China no Brasil, Qiu Xiaoqi; pelos representantes dos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ivan Ramalho, e da Agricultura, Célio Porto. Também participará como mediador o secretário de Comércio Exterior, Welber Barral.