Conferência em Madri discute efeitos da desertificação


O Senador Inácio Arruda informou aos demais membros da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado (CMA) sobre a realização de uma mesa redonda de parlamentares que acontece no âmbito da 8º Conferência das Partes, na Convenção das Nações Unidas sobre a Luta Contra a Desertificação (UNCCD). A reunião acontece em Madri, na Espanha, nos dias 08 e 09 de setembro.


A Convenção é um mecanismo da Organização das Nações Unidas (ONU) criado especificamente para debater questões ligadas à desertificação em todo o planeta. Assinada em Paris em 17 de junho de 1994, seu objetivo, além de combater a desertificação, é lutar contra seus efeitos em todo o mundo.
A Conferência das Partes é o órgão supremo da convenção, adota as decisões por consenso e se reúne a cada dois anos. Desde 1998 as mesas redondas parlamentares fazem parte de modo permanente da programação da Conferência das Partes na Convenção das Nações Unidas sobre a Luta Contra a Desertificação. Ali, parlamentares de todo o mundo podem compartilhar suas experiências e articular as decisões tomadas na Conferência com sua aplicação na realidade local de cada País.


Inácio também destacou que o Brasil formalizou junto a UNCCD a candidatura do economista Antonio Rocha Magalhães ao cargo de Secretário Executivo. Cearense, Rocha Magalhães já ocupou vários postos na administração estadual e federal na área de planejamento. “Discutir a desertificação tem grande significado do ponto de vista ambiental para o Brasil, que é signatário dessa convenção. Por meio da indicação do professor Rocha Magalhães é possível que uma liderança brasileira dirija esse importante mecanismo das Nações Unidas”, justificou o Senador.