A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (17.05), a nomeação da produtora cultural Vera Zaverucha como diretora da Agencia Nacional do Cinema – Ancine, na vaga de Paulo Xavier Alcoforado. O Senador Inácio Arruda foi o relator da matéria e deu parecer favorável à indicação da produtora pela sua vasta experiência profissional e pelas propostas apresentadas.
“Vera conhece a Ancine, desde os primórdios, pois participou da sua implantação”, destacou o senador, lembrando ainda, que “além de produtora cultural internacionalmente conhecida, ela apóia iniciativas que conduzem a um fomento da produção audiovisual no país e em pólos regionalizados, o que é fantástico para pluralização da cultura nacional”.
A indicação de Vera Zaverucha precisa ainda ser votada em plenário, o que pode ocorrer até quarta-feira. O relator, senador Inácio Arruda, disse que a expectativa é que o nome de Vera seja referendado pelo plenário, especialmente após a aprovação por unanimidade na comissão, com 17 votos. “É uma técnica com compreensão da área. Acho que isso facilitou”, complementou Arruda.
Regionalização
O cineasta e produtor cultural cearense, Rosemberg Cariri, presente a reunião da comissão de Cultura, disse que para o Ceará, a proposta que Vera Zaverucha apresenta de regionalização da produção audiovisual com recursos federais, “complementa o movimento que nós já incentivamos”. E acrescentou: “Inácio Arruda, guerreiro em defesa da produção audiovisual, foi muito feliz na indicação de Vera, pois interpreta que sua atuação, com a proposta de regionalização e desburocratização do sistema, traz a possibilidade de incremento no desenvolvimento econômico e social não só do Ceará, mas de todo o país”.