China cumpre todas as promessas feitas ao COI, diz governo


Baseados no conceito de ´Olimpíada verde, de Alta Tecnologia e do Povo`, a China tem dedicado incansáveis esforços para organizar com sucesso a 29.ª edição dos Jogos Olímpicos, e já cumpriu todas as promessas feitas ao candidatar-se para sediar as Olimpíadas, disse nesta segunda-feira (), ao jornal Diário do Povo, Liu Qi, presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim.

Segundo Liu, nos últimos sete anos, a cidade de Pequim adotou mais de 200 medidas para aliviar a poluição do ar, utilizou tecnologias avançadas na construção dos estádios e ginásios olímpicos e conseguiu resultados notáveis em economia de energia, proteção ambiental e reciclagem de recursos.

Ao mesmo tempo, o país promoveu atividades culturais para divulgar o espírito olímpico em toda a sociedade.

A 18 dias do início oficial das Olimpíadas, os moradores de Pequim passaram a conviver neste fim de semana com uma série de novidades, que vão desde a inauguração de linhas de metrô, até um rodízio municipal de veículos.

Três novas linhas de metrô foram inauguradas de uma vez, uma delas vai levar os torcedores até o Parque Olímpico onde ficam o estádio Ninho de Pássaro e outras instalações esportivas construídas para os jogos.

Hoje foi o primeiro dia útil do rodízio municipal de veículos onde metade da frota deverá ficar na garagem a cada dia da semana.
Para completar o pacote de medidas para a olimpíada, todas as construções da cidade foram paralisadas.

Indústrias altamente poluidoras também tiveram as atividades suspensas. Tudo para melhorar a qualidade do ar e evitar que a névoa cinza que costuma cobrir o céu da cidade prejudique a visibilidade durante os jogos.