A Rede de Ensino Tecnológico e Superior cearense será reforçada com a implantação de seis Institutos Federais Tecnológicos, dois novos campi da UFC e a nova Universidade Federal do Cariri. O anúncio foi feito pela presidenta Dilma Rousseff durante o lançamento da terceira etapa do Programa Nacional de Expansão Universitária. O incremento na rede é uma solicitação antiga do senador Inácio Arruda, que elaborou dois projetos de lei autorizando a implantação de Campi tecnológicos e de Ensino Superior no Estado e articulou, diretamente com o Ministério da Educação, a demanda cearense.
Os municípios de Maranguape, Boa Viagem, Itapipoca, Horizonte, Paracuru, Acopiara serão beneficiados com a implantação de Institutos Tecnológicos. “Entendo que é necessário uma revalorização da educação profissional e tecnológica, no Brasil, especialmente no Ceará. Lutamos para favorecer a interiorização do processo de desenvolvimento educacional e social, assim como contribuir para o cumprimento da meta do Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em 2001, de elevar, em dez anos, a escolaridade de nível superior de cerca de 12% para 30% da população com idade entre 18 e 24 anos”, enfatizou Inácio.
IFCE em Maranguape: Luta de Inácio, vitória do povo
Em todo o Estado, até 2014, serão geradas 31.200 vagas no ensino técnico e tecnológico e mais de 41 mil vagas no ensino superior. Maranguape, município da região metropolitana de Fortaleza, com mais de 110 mil habitantes e 25 mil alunos, de acordo com o secretário municipal de Educação, Gilvan Paiva, será um dos pólos irradiadores de desenvolvimento educacional e econômico para o Estado. “o senador Inácio Arruda compreendeu a potencialidade do desenvolvimento de Maranguape e contribuiu para a abertura de novas perspectivas aos jovens da nossa região”, destacou o secretário municipal.
Desde o início do governo Lula, o número de vagas em Institutos Tecnológicos triplicou, passando de 5.938 para 18.814. Em 2005, Inácio Arruda solicitou junto ao então diretor geral do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará, Claudio Ricardo Gomes de Lima, a implantação de um campus em Maranguape. No Senado, Inácio apresentou um projeto de Lei para reforçar a luta.Em reunião com o ministro da Educação, Fernando Haddad, no dia 28 de junho, o senador Inácio Arruda e os deputados federais Chico Lopes e João Ananias receberam a confirmação do atendimento à solicitação.
“Reconhecemos a importância e abrangência do processo de interiorização da educação superior nos últimos anos, fortalecida pela política de igualdade e desenvolvimento proposta pelo ex-presidente Lula e apoiada por nós. Entretanto a reestruturação federal manteve certo nível de concentração, beneficiando regiões já atendidas. No caso do Ceará, para esta terceira etapa, apresentamos as distorções ao MEC e conseguimos distribuir de forma mais equilibrada entre as regiões mais necessitadas”, comemorou Inácio.
Expansão da UFC: Russas e Crateús
Além da criação da Universidade Federal da Região do Cariri (UFRC), que beneficiará os municípios de Barbalha, Juazeiro do Norte, Icó, Brejo Santo e Crato, o ensino superior no estado será reforçado com a inauguração de dois novos campi da UFC, nas cidades de Russas e Crateús. O senador Inácio Arruda apresentou ainda o Projeto de Lei 223/2011, autorizando a implantação do campus no município de Russas e, em abril, um ofício, entregue pessoalmente ao ministro da Educação, Fernando Haddad, apresentando a carência educacional da região e a importância de Russas para o desenvolvimento do Vale do Jaguaribe.
“Russas está encravada no coração do Vale do Jaguaribe e possui um estrutura capaz de atender a demanda de transporte e terreno para a implantação de um campus para atender uma região que conta com uma população de mais de 500 mil habitantes e mais de 23 mil jovens matriculados no ensino médio. Apoiamos a solicitação popular e, assim como Crateús, temos a certeza que estas unidades oferecerão oportunidade aos jovens de ampliarem as possibilidades, garantindo o desenvolvimento do estado do Ceará ”, reafirmou Inácio.
O Programa Nacional de Expansão Universitária
A terceira etapa da expansão da educação superior, iniciada no Governo Lula, compreende a criação de quatro universidades federais que serão instaladas no Pará, no Ceará e na Bahia e a abertura de 47 campi universitários. Desses, 20 serão instalados até 2012 e os outros 27, até 2014. Já a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica terá 208 novas unidades, distribuídas em municípios dos 26 estados e no Distrito Federal.