CCJ aprova indicação de Roberto Gurgel para Procuradoria-Geral da República


A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou há pouco, por unanimidade, a indicação do Roberto Monteiro Gurgel Santos para o cargo de procurador-geral da República. Ele vai substituir Antonio Fernando de Souza, que deixou o cargo em junho, após quatro anos à frente do Ministério Público da União (MPU). Agora, a mensagem presidencial vai a Plenário, para decisão final.

Cearense de 54 anos, atual vice-procurador-geral da República, Roberto Gurgel foi o mais votado da lista composta por três nomes indicados pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). Desde seu primeiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem indicando para o cargo o nome com maior apoio entre os procuradores associados à entidade.

Presente à sabatina, o Senador Inácio Arruda afirmou a necessidade de que o Ministério Público promova um debate consistente sobre o Brasil e seu desenvolvimento: “O País agora tem um grande projeto de desenvolvimento, se comparado com períodos anteriores. Acredito que cabe ao Ministério Público, que é uma instituição muito cara à democracia, participar dessa reflexão”, observou.
 
Gurgel disse aos senadores que buscará, em sua função, ampliar canais de interação com o Congresso: “Darei prioridade para ampliação de espaços de interlocução institucional, em especial canais de interação com a atividade parlamentar, buscando identificar demandas e percepções de senadores e deputados, visando a contribuir com o aperfeiçoamento do processo legislativo e das atividades de controle”, afirmou.