O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) foi eleito presidente da Câmara para o próximo biênio. No segundo turno contra Aldo Rebelo (PCdoB-SP), Chinaglia obteve 261 votos, enquanto Aldo recebeu 243. No primeiro turno, o painel da Câmara apontava 236 votos para Chinaglia, 175 para Aldo e 98 votos para Gustavo Fruet (PSDB-SP), além de 3 votos em branco.
Após o resultado da eleição, o Senador Inácio Arruda, juntamente com o Presidente do Senado, Renan Calheiros, fizeram uma visita ao deputado Aldo Rebelo. Aldo agradeceu o apoio que obteve dos parlamentares: “Me realizo com as idéias, com os amigos e com os objetivos que temos na vida política”, afirmou.
Mesa Diretora
Após a definição da Presidência, a Câmara elegeu ainda sua Mesa Diretora para o biênio 2007-2008. O 1º vice-presidente, Nárcio Rodrigues (PSDB-MG), foi eleito com 419 votos ( em branco). Para o cargo de 2º vice-presidente, o deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE) obteve 305 votos contra 180 votos do deputado Damião Feliciano (PR-PB). Houve 27 votos em branco.
O deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR) foi eleito 1º Secretário com 249 votos, contra 180 de Wilson Santiago (PMDB-PB) em segundo turno. Houve 3 votos em branco. Ciro Nogueira (PP-PI) foi conduzido à 2ª secretaria com 415 votos ( em branco). Para a 3ª secretaria, Waldemir Moka (PMDB-MS), único candidato, foi eleito com 449 votos ( em branco). Na 4ª secretaria, José Carlos Machado (PFL-SE) assumirá o posto com 443 votos ( em branco).
Os quatro deputados eleitos para as quatro suplências foram: Manato (PDT-ES), com 392 votos; Arnon Bezerra (PTB-CE), com 335 votos; Alexandre Silveira (PPS-MG), com 334 votos; e Deley (PSC-RJ), com 258 votos.
Senado também decide composição de sua Mesa
Depois de mais de seis horas de reunião entre as lideranças, o Senado definiu os nomes dos Senadores que passam a fazer parte da Mesa Diretora da Casa. O acordo foi confirmado pelo Plenário, por 61 votos favoráveis, quatro contrários e uma abstenção.
A nova Mesa, ou Comissão Diretora, é a responsável pela condução de todo o processo legislativo e pela administração da Casa. Suas atribuições são definidas pela Constituição e pelo Regimento Interno do Senado. Os cargos são distribuídos proporcionalmente entre os partidos políticos com maior representação.
Para a 1ª vice-presidência foi eleito o senador Tião Viana (PT-AC). A 2ª vice-presidência ficou com o senador Alvaro Dias (PSDB-PR). Compete ao 1º vice-presidente substituir o presidente nas suas faltas ou impedimentos. É responsabilidade do 2º vice-presidente substituir o 1° vice-presidente.
A 1ª secretaria – órgão que, na prática, é responsável pela gestão administrativa da Casa – será comandada pelo senador Efraim Morais (PFL-PB). Compete ao 1º secretário, uma espécie de prefeito do Senado, providenciar as licitações públicas, realizar obras, efetuar compras e conduzir a política de pessoal do Senado.
Para o cargo de 2º secretário, foi escolhido o senador Gerson Camata (PMDB-ES). Compete a ele lavrar, ler e assinar, depois do 1º secretário, as atas das sessões secretas. São responsabilidades dos 3º e 4º secretários eleitos fazer a chamada em Plenário dos senadores; contar os votos, em verificação de votação; e auxiliar o presidente na apuração das eleições. A 3ª Secretaria será comandada pelo senado César Borges (PFL-BA), e a 4ª Secretaria, pelo senador Magno Malta (PR-ES).
Foram eleitos ainda para as suplências da Mesa os senadores Papaléo Paes (PSDB-AP), Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), João Claudino (PTB-PI) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA), como 1o, 2o, 3o e 4o suplentes, respectivamente. Já o senador Romeu Tuma (PFL-SP) foi reeleito para o cargo de Corregedor da Casa.
Veja abaixo um resumo de como ficou a nova composição das Mesas Diretoras do Senado e da Câmara dos Deputados:
Senado Federal
Presidência: Renan Calheiros (PMDB-AL)
1ª Vice-Presidência: Tião Viana (PT-AC)
2ª Vice-Presidência: Alvaro Dias (PSDB-PR)
1ª Secretaria: Efraim Morais (PFL-PB)
2ª Secretaria: Gerson Camata (PMDB-ES)
3ª Secretaria: César Borges (PFL-BA)
4ª Secretaria: Magno Malta (PR-ES)
Suplentes de secretário:
1ª suplência: Papaléo Paes (PSD-AP)
2ª suplência: Flexa Ribeiro (PSDB-PA)
3ª suplência: João Claudino (PTB-PI)
4ª suplência: Antonio Carlos Valadares (PSB-SE)
Câmara dos Deputados
Presidência: Arlindo Chinaglia (PT-SP)
1ª Vice-Presidência: Nárcio Rodrigues (PSDB-MG)
2ª Vice-Presidência: Inocêncio Oliveira (PR-PE)
1ª Secretaria: Osmar Serraglio (PMDB-PR)
2ª Secretaria: Ciro Nogueira (PP-PI)
3ª Secretaria: Waldemir Moka (PMDB-MS)
4ª Secretaria: José Carlos Machado (PFL-SE)
Suplentes de secretário:
1ª suplência: Arnon Bezerra (PTB-CE)
2ª suplência: Manato (PDT-ES)
3ª suplência: Alexandre Silveira (PPS-MG)
4ª suplência: Deley (PSC-RJ)