O senador Inácio Arruda declarou nesta quarta-feira (), em Plenário, que a crise financeira internacional fez com que os países capitalistas mais ricos "colocassem o neoliberalismo na lata do lixo". Ele disse ainda que "não há saída para o governo norte-americano, por exemplo, a não ser recorrer ao Estado".
“Hoje vemos analistas e acadêmicos boquiabertos com o que está acontecendo”, afirmou o parlamentar, acrescentando que "eles jamais imaginaram crise de tal monta no mundo capitalista". Inácio citou como exemplo o primeiro-ministro da Inglaterra, Gordon Brown, cujo governo adotou uma série de medidas que envolvem a intervenção estatal – algumas delas, destinadas a proteger os bancos do país – que vêm sendo interpretadas como um ato de nacionalização de parte do setor financeiro inglês: “Gordon Brown enquadrou a União Européia, que desejava uma saída de gosto mais liberal”, argumentou ele.
O senador avaliou que o Brasil tem todas as condições de acertar o passo na economia: “Temos que fazer o inverso do que o neoliberalismo fez no mundo inteiro, que pregava o desmonte de toda a economia, que tinha de se socorrer a economia, entregando dinheiro para os banqueiros e não com o Estado se fortalecendo para enfrentar as crises que tivemos de enfrentar há pouco tempo. Por isso, considero que agora há uma oportunidade. É uma crise profunda, mas há também oportunidade para acertarmos o passo”.
Inácio comentou ainda o segundo turno das eleições para prefeito, ocorrido no último domingo. Segundo ele, o pleito foi mais um passo para a consolidação da democracia no Brasil que permite vislumbrar o progresso e o desenvolvimento do país. “Nós consolidamos e estamos fincando estacas mais profundas no processo democrático no Brasil.
Elegemos no Estado do Ceará cinco Prefeitos no PCdoB. Depois, elegemos mais quatro vice-prefeitos e fizemos alianças com mais de 70 prefeitos que foram eleitos nas legendas do PMDB, do PT, do PSB, do PRB, do PDT com os quais nos aliamos e nos saímos, digamos assim, vitoriosos”, avaliou Inácio. O Senador também fez uma homenagem especial aos prefeitos cearenses eleitos que estiveram visitando os gabinetes dos parlamentares e o plenário do Senado nesta quarta-feira.