Audiência sobre mudanças climáticas


A Comissão de Meio Ambiente,  Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado (CMA) aprovou nesta terça-feira () realização de audiência pública para tratar sobre os principais impactos das mudanças climáticas e os possíveis cenários para o futuro. Durante a audiência, marcada para amanhã (), serão apresentados os resultados do último relatório do IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change ou Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), organismo criado em 1988 pela organização pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) como o órgão principal para avaliação do conhecimento sobre as mudanças climáticas.

Participarão como convidados o Dr. Martin Parry, que chefia a Missão do IPCC no Brasil, o Dr. Carlos Afonso Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e Dr. Antônio Rocha Magalhães, consultor do Banco Mundial (Bird) no Brasil, ambos também membros do IPCC. O Dr. Martin Parry é professor do Centro de Estudos Ambientais no Colégio Imperial de Londres e foi coordenador do Grupo de Trabalho II, que elaborou o relatório sobre Mudanças Climáticas, Impactos e Vulnerabilidade.

De acordo com o Senador Inácio Arruda, que teve a iniciativa de promover a audiência, o objetivo da reunião é aproveitar a presença da Missão do IPCC em Brasília para relatar as principais conclusões sobre as transformações climáticas no último ano, e, além disso, debater os principais impactos dessas mudanças e os possíveis cenários para o futuro, apontando para ações e medidas de combate aos problemas resultantes  das mudanças climáticas.

A quarta e última edição do Relatório do IPCC que será apresentada aos senadores faz um balanço do conhecimento científico atual sobre os cenários de mudanças climáticas e sobre seus possíveis impactos sobre a sociedade, a economia e o meio ambiente em todos os continentes. As regiões semi-áridas, entre as quais o Nordeste brasileiro, que estão entre as mais afetadas, com algumas áreas tornando-se desertificadas.