A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira () um empréstimo de US$ 1 bilhão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os recursos serão utilizados pelo BNDES para o financiamento de micro, pequenas e médias empresas. A matéria – que tramita sob a forma da Mensagem do Senado Federal 126/07 – ainda terá de ser votada no Plenário da Casa.
O Senador Inácio Arruda manifestou sua posição a favor do projeto, mas sugeriu que o BNDES dê atenção especial aos bancos populares, que operam em comunidades de baixa renda e que fornecendo pequenos empréstimos a custos muito pequenos.
O Senador citou o exemplo do Banco Palmas, em Fortaleza, e afirmou que essas instituições representam um mecanismo importante para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas. “Existem dezenas de bancos populares no Brasil, que operam em comunidades de economia solidária, nos segmentos mais populares, da periferia,e que têm um retorno espetacular nos pequenos empréstimos com custos baixíssimos, favoráveis à população de baixa renda e às micro pequenas empresas”, destacou.
O presidente da comissão, Aloizio Mercadante (PT-SP), atendendo a solicitação de colegas, afirmou que convidará o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, para vir ao Senado explicar a atuação da instituição no que se refere às micro e pequenas empresas. A princípio, tal audiência poderá ser realizada daqui a duas semanas.