Agricultura familiar


Foram publicados na última semana os novos preços de garantia do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF). Eles serão aplicados nas operações de custeio contratadas a partir da safra 2006/2007 e nas operações de investimento contratadas a partir da safra 2008/2009, com vencimento até 9 de janeiro de 2010.

A raiz da mandioca terá o preço de garantia de R$ 98,85 a tonelada (valendo para o Centro-Oeste, Sudeste e Sul) e para a saca do feijão o preço será de R$ 80. A resolução, publicada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), traz ainda os preços de garantia vigentes a partir de 10 de julho de 2009 e a partir de 10 de janeiro de 2010

O programa, criado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em 2006, possibilita que o agricultor familiar pague os financiamentos de custeio e investimento com um bônus, que corresponde a diferença entre os preços garantidores e o preço de mercado, nos casos em que o valor do produto financiado esteja abaixo do preço de garantia.

O PGPAF é uma garantia a mais aos agricultores familiares de que seus financiamentos de custeio e/ou investimento, no momento de serem pagos aos bancos, terão valor compatível com o custo de produção. “Dessa forma, garante-se que as famílias rurais não terão de se desfazer de seu patrimônio para pagar o financiamento quando os preços estiverem abaixo dos custos de produção”, destaca o diretor de Financiamento e Proteção da Produção da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF/MDA), João Luiz Guadagnin.