60 municípios participam da primeira contagem de moradores de rua


O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) inicia uma pesquisa inédita no País: a Contagem Nacional da População em Situação de Rua. Participam do levantamento, durante o mês de outubro, 23 capitais de Estado e 37 municípios com mais de 300 mil habitantes, entre as quais Fortaleza.

A pesquisa, que visa subsidiar políticas públicas voltadas a este segmento população, além de contar o número de pessoas que vivem na rua, levantará informações sobre o acesso a serviços públicos, as condições socioeconômicas e as formas de garantir o sustento. O levantamento contribuirá na elaboração de políticas federais, estaduais e municipais adequadas a esse público.

Para fazer este levantamento, 2.500 pesquisadores, divididos em equipes, percorrerão os municípios principalmente no período noturno. Cada grupo de trabalho contará com a presença de ex-moradores de rua e integrantes de movimentos sociais, que ajudarão na tarefa de abordagem.

O MDS investe R$ 1,5 milhão neste levantamento, feito pela META Instituto de Pesquisas de Opinião Ltda – empresa contratada pelo Ministério, por meio de licitação, em parceria com a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Para conhecer a metodologia que será usada na pesquisa, foram feitos treinamentos em todas as regiões brasileiras, com a participação de técnicos do governo e da empresa encarregada do levantamento. A pesquisa estará concluída no final de outubro e os resultados deverão ser conhecidos no início do próximo ano.