22.º Campeonato Mundial de Futebol Escolar


O ministro do Esporte, Orlando Silva, participou nesta segunda-feira (.04) da abertura do 22º Campeonato Mundial de Futebol Escolar, em Fortaleza, no Ceará. Ele declarou abertos os jogos e afirmou: “Nós brasileiros amamos o futebol e o Brasil é o lugar de fazer amigos. Que vençam os melhores atletas e as melhores equipes”.

Ele destacou que a prática do esporte é uma ótima oportunidade de estreitar laços entre os países e agradeceu às autoridades que tornaram possível o campeonato no Brasil. A abertura foi marcada pelo desfile das delegações e pelo juramento dos atletas feito pelo brasileiro John Sandes Neto.

O Mundial de Futebol Escolar reúne 36 equipes, sendo 24 masculinas e 12 femininas. Os times são da Alemanha, África do Sul, Arábia Saudita, Bélgica, Bulgária, Brasil, Chile, China, Chipre, Dinamarca, Eslovênia, Eslováquia, Finlândia, França, Grécia, Guatemala, Itália, Irã, Luxemburgo, Peru, República Checa, Suécia e Turquia.

Os jogos serão realizados até o dia 18 de abril nos campos de futebol da Universidade de Fortaleza (Unifor), na Faculdade Integrada do Ceará (FIC), no Centro de Treinamento Esportivo do Nordeste (Ceten) e no Centro de Treinamento Uniclinic.

O Mundial de Futebol Escolar é realizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e Federação Internacional de Esporte Escolar (ISF) e tem o apoio do Governo do Estado do Ceara, da Prefeitura Municipal de Fortaleza e do Ministério do Esporte. Essa é a segunda vez que o Brasil recebe o Mundial de Futebol Escolar, a primeira foi em 1972.

Além do ministro Orlando Silva, também participaram da abertura do Campeonato Mundial de Futebol Escolar o vice-presidente da ISF, Fred Sanchez, o presidente da CBDE, Sérgio Rufino, o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), o secretário Estadual do Esporte, Gony Arruda, entre outras autoridades.